Gripe: Secretaria da Saúde alerta para baixa procura pela vacina da Influenza em Lagoa Vermelha

Na terça-feira (16) a Secretaria Municipal da Saúde liberou a vacinação contra o vírus da Influenza (gripe) para toda a população a partir dos 6 meses de vida. Ainda assim, a Secretaria segue em alerta quanto aos baixos índices de pessoas imunizadas contra a gripe, de maneira especial aquelas que pertencem aos grupos prioritários.

Conforme dados fornecidos pelo painel da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Influenza, até a noite da quarta-feira (17), Lagoa Vermelha tinha aplicado apenas 3.717 doses da vacina contra a gripe, o que representa a porcentagem de somente 34% da população prioritária que deve receber a imunização.

Um número que se encontra aquém do esperado para a Campanha, já que a meta é imunizar 11.827 pessoas pertencentes ao público-alvo. Assim como em Lagoa Vermelha, de maneira geral a baixa adesão à Campanha de Vacinação Contra a Influenza tem acontecido em todo Rio Grande do Sul, chamando a atenção para o aumento de casos de hospitalização e atendimentos relacionados à gripe.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde, dentre os casos de hospitalização por Influenza registrados até o momento, cerca de 36% são maiores de 60 anos e 19% são crianças, sendo as duas faixas contempladas como grupos prioritários da Campanha.

O Secretário Municipal da Saúde, Eloir Morona, destaca que a vacinação segue sendo a melhor forma de proteção contra a Influenza e reforça a orientação para quem ainda não foi imunizado contra a gripe, especialmente as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários da Campanha, para que procure a sua Unidade de Saúde de referência.

A vacina contra a gripe está disponível em todas as Unidades de Saúde do Município. A imunização acontece de segunda a sexta-feira das 9h às 11h, e a tarde das 14h às 16h.

Foto: Divulgação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados