O secretário de Desenvolvimento Rural do RS, Vilson Covatti, entregou nesta quinta-feira (9/1) ao ministro do Desenvolvimento Agrário, Paulo Teixeira, um ofício pedindo atenção do governo federal aos sinais preocupantes de estiagem em algumas regiões do Estado. O documento, também assinado pelo presidente da Emater/RS-Ascar, Luciano Schwerz, enfatiza a necessidade de medidas urgentes para mitigar os impactos da seca, especialmente na agricultura familiar.
Covatti destacou a relevância de aproveitar a visita do ministro para alertar sobre o cenário, que agrava os desafios enfrentados pelo Estado após enchentes e duas estiagens consecutivas. “Reforçamos a importância de ações imediatas e colaboração entre os governos para enfrentar essa ameaça à produção rural”, afirmou.
Na sequência, o ministro se reuniu com o governador em exercício, Gabriel Souza, para tratar da situação de 18 famílias do assentamento Integração Gaúcha, em Eldorado do Sul, afetadas por inundações. O encontro abordou a necessidade de transferência dessas famílias para áreas seguras.
Foto: Alberto Klein/SDR