O governador Eduardo Leite e a secretária da Fazenda do Rio Grande do Sul, Pricilla Santana, participaram na quinta-feira (27/3) de uma reunião virtual com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e o secretário do Tesouro Nacional, Rogério Ceron. O encontro teve como foco temas prioritários para o Estado, com destaque para a renegociação das dívidas dos produtores rurais afetados por eventos climáticos extremos.
Durante a reunião, o governador reforçou a urgência da prorrogação das parcelas das dívidas dos produtores rurais com vencimento em abril. A medida é considerada essencial para dar suporte ao setor agropecuário, que enfrenta dificuldades em função de estiagens consecutivas e das enchentes históricas registradas em 2024.
Outro ponto abordado foi o impacto dos vetos presidenciais ao Programa de Pleno Pagamento de Dívidas dos Estados (Propag), especialmente em relação às dívidas garantidas. Eduardo Leite reiterou que aguarda resposta a um ofício enviado há dois meses ao governo federal, solicitando esclarecimentos sobre a posição do Rio Grande do Sul diante desses vetos.
A reunião também discutiu a atualização do teto de gastos do Regime de Recuperação Fiscal (RRF), outro tema estratégico para o equilíbrio das finanças estaduais.
“Tivemos uma conversa produtiva, com abertura do governo federal para compreender nossas demandas e buscar soluções. Estamos trabalhando para garantir que o Rio Grande do Sul tenha condições de enfrentar seus desafios fiscais e, ao mesmo tempo, apoiar setores estratégicos da nossa economia, como o agronegócio”, declarou o governador.
O Ministério da Fazenda comprometeu-se a analisar as solicitações feitas. A agenda dá sequência às articulações que o governo gaúcho vem promovendo para buscar soluções estruturais que deem suporte ao setor agropecuário e promovam o equilíbrio fiscal do Estado.
Foto: Foto: Vitor Rosa/Secom