Gabriel Souza defende modernização das ferrovias e nova modelagem da concessão da Malha Sul no RS

O vice-governador do Rio Grande do Sul, Gabriel Souza, apresentou nesta quarta-feira (16/4) um panorama sobre a situação das ferrovias gaúchas e o futuro do modal ferroviário no Estado durante o tradicional evento Tá na Mesa, promovido pela Federasul, em Porto Alegre. O painel também contou com a participação do deputado estadual Felipe Camozzato, presidente da Frente Parlamentar das Ferrovias.

Durante sua fala, Gabriel apresentou dados de um estudo contratado pelo governo estadual, que apontam o sucateamento da Malha Sul, operada pela concessionária Rumo Logística, e a falta de investimentos no setor. A concessão federal, iniciada na década de 1990, expira em 2027, e o Estado cobra uma reformulação urgente.

“Apesar de ser uma concessão federal, o governo do Estado fez questão de encomendar esse estudo. Temos muito potencial de carga, mas ele não avança por conta das péssimas condições das ferrovias. Precisamos estar munidos de dados para exigir soluções rápidas da Rumo e do governo federal”, afirmou Gabriel.

Trechos inoperantes e impacto das enchentes

O cenário piorou com as enchentes recentes, reduzindo drasticamente a operação ferroviária no Estado. De quase 4 mil km de trilhos operados, restam apenas 921 km em uso. Um dos trechos inoperantes é da Ferrovia do Trigo, onde circulava o Trem dos Vales, importante atração turística da região do Vale do Taquari, agora suspensa sem previsão de retorno.

Gabriel defendeu a separação do trecho turístico da concessão da Rumo e sua destinação a investidores interessados no desenvolvimento regional.

“Separar esse trecho turístico da concessão é uma das nossas prioridades. Já apresentamos essa proposta à Secretaria Nacional de Transportes Ferroviários”, destacou.

Rumo à nova concessão em 2027

Entre os dados apresentados, chama a atenção a baixa velocidade de operação, que hoje é de 12 km/h, e a redução de quase 50% na movimentação de cargas nos últimos 18 anos. Um grupo de trabalho coordenado pelo Ministério dos Transportes deverá apresentar, até junho, uma proposta sobre o futuro da Malha Sul, que poderá culminar em uma nova modelagem de concessão a partir de 2027.

Gabriel também reforçou a necessidade de revitalizar o hub logístico de Cruz Alta, além de propor a construção de uma nova variante ferroviária entre Santa Maria e São Gabriel, para facilitar o escoamento da safra até o Porto do Rio Grande.

“Somos o Estado mais ao sul do país e precisamos de ferrovias. Nenhum país desenvolvido avançou sem investir nesse modal”, concluiu.

Foto: Joel Vargas

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