A mobilidade elétrica avança no Brasil e no Rio Grande do Sul em ritmo acelerado. Dados recentes mostram que a frota de veículos elétricos e híbridos no país saltou de 291 mil unidades em 2023 para 515 mil em 2024 — um crescimento de 77%. No Rio Grande do Sul, o avanço foi ainda maior: 80,6%, totalizando 23.223 veículos até dezembro de 2024, o que corresponde a 3% da frota total do estado.
Os números foram apresentados na sexta-feira (11/4) durante o painel conduzido por Fábio Santos, diretor-técnico do DetranRS, no South Summit Brazil 2025, evento que reuniu lideranças e especialistas em inovação, tecnologia e sustentabilidade. O gestor trouxe à tona os desafios que acompanham esse crescimento e que exigem atenção por parte do poder público, especialmente em termos de segurança viária, legislação e infraestrutura.
Sete pontos de atenção no processo de eletrificação
Durante sua fala, Fábio Santos elencou sete áreas que demandam adaptações diante da nova realidade:
- Registro dos veículos, especialmente os que operam com dois motores
- Remoção e guarda dos elétricos, considerando os riscos de incêndio ou descarga elétrica
- Fiscalização de itens de segurança
- Peças de reposição e logística de reuso e reciclagem
- Formação de condutores com foco nas novas experiências de direção
- Regras para estacionamento com estações de carregamento
- Protocolos de resgate veicular em acidentes
“A eletrificação da frota pode ser comemorada por causa da redução na emissão de poluentes e ruídos, mas ela também exige do poder público a definição de uma série de regramentos específicos”, afirmou o diretor.
Formação de condutores será impactada
Santos destacou que a formação de motoristas também precisará passar por reformulações. “Dirigir um veículo elétrico é uma experiência totalmente diferente. Exige novas competências, especialmente no uso da tecnologia, percepção de velocidade, planejamento de viagens com base em estações de recarga, e domínio de veículos com câmbio automático e sem ruído. A legislação atual ainda não contempla essas exigências.”
Grupo de trabalho será criado no RS
Como encaminhamento prático, o diretor do DetranRS anunciou a criação de um grupo de trabalho estadual com abrangência nacional. A proposta é reunir entidades como universidades, Fenabrave, Corpo de Bombeiros, Centros de Formação de Condutores (CFCs), Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA), EPTC, Famurs e outros órgãos ligados à mobilidade para propor diretrizes normativas e operacionais diante da nova realidade.
“É natural que a inovação chegue antes e que o poder público precise correr atrás. Mas esse debate já é urgente”, finalizou Santos.
Cenário da mobilidade elétrica
Brasil:
- 291 mil veículos elétricos e híbridos em 2023
- 515 mil em 2024 (+77%)
- 64% da frota ainda é de híbridos
- Elétricos puros cresceram quase 100% no último ano
Rio Grande do Sul:
- Frota elétrica/híbrida: 23.223 veículos
- Crescimento de 80,6% em 2024
- Representa 3% da frota total do Estado
- 70% dos veículos são híbridos
- 8.782 elétrico/gasolina
- 5.191 elétrico/gasolina/álcool
Veículos 100% elétricos no RS:
- 5.786 com fonte externa (90%)
- 668 com fonte interna (gerador próprio)
A mobilidade elétrica já não é mais uma tendência do futuro — ela é o presente. E exige, mais do que nunca, planejamento, regulamentação e segurança.
Foto: Ascom/Detran