Financiamento de veículos registra o melhor janeiro desde 2008 no Brasil

O número de veículos financiados no Brasil apresentou crescimento expressivo em janeiro, alcançando a marca de 616 mil unidades comercializadas entre automóveis leves, motos e veículos pesados. Os dados são do levantamento da Trillia, nova linha de negócios de dados da B3, a Bolsa de Valores de São Paulo.

O volume representa o melhor resultado para um mês de janeiro desde 2008, com alta de 9,2% na comparação com o mesmo período de 2025, sinalizando um início de ano aquecido para o setor automotivo.

Seminovos puxam crescimento

Entre os veículos financiados, os modelos seminovos lideraram o desempenho positivo, somando 412 mil unidades, crescimento de 8,8% frente a janeiro do ano passado. Já os veículos novos registraram 204 mil financiamentos, alta de 10,1% na mesma base de comparação.

Considerando apenas os automóveis leves, o avanço foi de 8,7% no período. O segmento de motos teve desempenho ainda mais expressivo, com crescimento de 21,9% nas vendas financiadas.

Queda nos veículos pesados

No segmento de veículos pesados, entretanto, o cenário foi diferente. As vendas financiadas apresentaram retração de 3,2%, impactadas principalmente pela queda de 25,1% nos modelos zero quilômetro. Por outro lado, os veículos pesados usados registraram crescimento de 10,9%, atenuando parcialmente o recuo geral do setor.

Preços estáveis

Os preços dos veículos, tanto novos quanto usados, permaneceram praticamente estáveis em janeiro na comparação com dezembro de 2025. Nos usados, houve queda média de 0,30%, enquanto os veículos novos também registraram recuo médio de 0,30%.

Segundo a B3, a redução nos preços dos modelos novos perdeu força no início do ano, indicando um cenário mais estável para o mercado automotivo em 2026.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados