Encerrada no domingo (22/5) com a visitação de cerca de 20 mil pessoas durante os cinco dias de evento, a Fenasul Expoleite já tem data prevista para ocorrer no próximo ano: de 17 a 21 de maio de 2023.
A agenda foi anunciada na cerimônia de fechamento, que contou com o desfile em pista dos animais grandes campeões deste ano no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio. Ao todo, 37 exemplares, de diferentes raças e espécies, foram apresentados a autoridades, representantes de entidades, produtores e público em geral.
O secretário da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), Domingos Velho Lopes, representando o governador do Ranolfo Vieira Júnior, disse que a feira demonstrou a sua consolidação, fortificou a cadeia leiteira no Estado e uniu entidades novamente em torno de interesses comuns. Em seu discurso, ressaltou a importância da construção de harmonia no Rio Grande do Sul. “Precisamos buscar a harmonia entre o campo e a cidade, entre o desenvolvimento sustentável e o respeito ao meio ambiente”, afirmou.
Ao parabenizar o trabalho da equipe de servidores da Seapdr, mencionando os funcionários da área de defesa sanitária que atuaram na recepção dos animais e durante toda a Fenasul Expoleite, o secretário disse que está sendo feito um trabalho para resgatar a fiscalização instrutiva e não punitiva. E destacou a responsabilidade dos produtores em saber da importância da fiscalização sanitária para o bem comum e para a valorização das atividades. “Esse é o caminho, o da construção das soluções”, afirmou Lopes.
Foto: Cíntia Marchi