Após realizações conjuntas, feiras do setor moveleiro ocorrerão separadamente em 2025

Realizadas em conjunto em 2022 e 2023 como estratégia para otimizar o calendário de eventos do setor moveleiro, as feiras Movelsul Brasil e Fimma Brasil voltarão a ocorrer de modo separado em 2025, tradicionalmente no Parque de Eventos de Bento Gonçalves (RS). Para chegar a essa decisão, as entidades realizadoras das feiras – Sindmóveis e Movergs, respectivamente – consideraram critérios como a relevância das feiras no atual cenário do mercado, demandas do setor e oportunidade de ampliação de ambos os eventos.

O start será dado pela Movelsul Brasil, marcada para 17 a 20 de fevereiro de 2025. A presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis), Gisele Dalla Costa, explica que o principal objetivo será aumentar a diversidade de expositores e segmentos. “A Movelsul é referência na América Latina para lojistas, varejistas e importadores, especialmente em móveis seriados, estofados e colchões. Queremos oferecer um evento ainda mais completo para a geração de negócios, reforçando a presença de marcas tradicionais e trazendo novos expositores”, afirma. “A feira continuará com projetos consagrados, como a mostra do Prêmio Salão Design, palestras e rodadas de negócios internacionais”, antecipa Gisele.

De 04 a 07 de agosto de 2025 será a vez da Fimma Brasil ocupar os pavilhões do Parque de Eventos de Bento Gonçalves. Para o presidente da Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs), Euclides Longhi, essa será uma oportunidade de retomar o crescimento da feira. “A Fimma reúne os principais fornecedores da cadeia moveleira, mas entendemos que é possível ampliar a presença de expositores de máquinas, matérias-primas, ferramentas, ferragens, tecnologia e diversos outros segmentos que compõem o setor. Tudo na feira é pensado para oferecer oportunidades de inovação, conhecimento, competitividade, bons contatos e, claro, ótimos negócios”, ressalta. O espaço Ecossistema de Inovação da Fimma Brasil e a presença de importadores vindos de países-alvo se mantêm como pilares do evento.

NEGÓCIOS COM DIFERENTES SOTAQUES

As oportunidades de negócios com o mercado externo são características fortes das feiras Fimma Brasil e Movelsul Brasil – e em 2025 não será diferente. A cadeia moveleira brasileira tem grande potencial de exportação para todos os continentes do planeta e as feiras Fimma e Movelsul estão alinhadas aos principais eventos internacionais do setor. Por isso, desde já a organização estuda os mercados-alvo para trazer importadores estratégicos conforme o perfil dos expositores de cada feira.

SOBRE A FIMMA BRASIL

Uma das maiores feiras do segmento moveleiro do mundo, a Feira Internacional de Fornecedores da Cadeia Produtiva de Madeira e Móveis (Fimma Brasil) é realizada desde 1993 pela Movergs, somando 16 edições realizadas com o objetivo de apoiar o desenvolvimento do setor. Para isso, antecipa tendências e exibindo o que existe de melhor em alta tecnologia e inovação. Reúne expositores de tecnologias, insumos, matérias-primas, máquinas, serviços e equipamentos de ponta.

SOBRE A MOVERGS

A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) é a entidade que representa as empresas do setor moveleiro gaúcho. Há 36 anos trabalha em prol do fortalecimento e do fomento de oportunidades para a cadeia produtiva. Comprometida com a defesa dos interesses de seus associados, a entidade atua na ampliação de sua representatividade no contexto político-econômico nacional.

SOBRE A MOVELSUL BRASIL

Principal feira de móveis da América Latina em área de exposição, número de expositores e visitantes profissionais, a Movelsul Brasil é focada no grande varejo de mobiliário – reunindo indústrias de móveis (especialmente seriados e modulados), decoração, colchões, estofados, planejado e mobiliário corporativo. Com 23 edições realizadas desde 1977 pelo Sindmóveis, é referência para visitantes lojistas, redes de varejo, compradores corporativos, investidores, arquitetos, designers e importadores.

SOBRE O SINDMÓVEIS

O Sindicato das Indústrias do Mobiliário de Bento Gonçalves (Sindmóveis) foi criado em 1977 para representar o polo moveleiro dos municípios de Bento, Monte Belo do Sul, Pinto Bandeira e Santa Tereza. A entidade atua amarrando as pontas da cadeia de modo que todo o setor possa se desenvolver com consistência e proposição de valor. Um trabalho que não se limita à Serra, pois projetos como a feira Movelsul Brasil, o Prêmio Salão Design e o Orchestra Brasil (projeto de fomento às exportações para fornecedores da cadeia moveleira, mantido com apoio da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos – ApexBrasil) tornam o Sindmóveis relevante nacional e internacionalmente.

SOBRE O PRÊMIO SALÃO DESIGN

O Prêmio Salão Design é a principal e mais tradicional premiação brasileira do design de mobiliário. A iniciativa nasceu do Sindmóveis em 1988, como indutora de inovação e ferramenta de competitividade para a indústria moveleira. Além da premiação em dinheiro, os vencedores ganham visibilidade, reconhecimento no mercado e possibilidades de parcerias.

Mais do que uma vitrine de tendências e talentos, o Prêmio tem parte na formação da identidade do design brasileiro e latino-americano. Nesses 35 anos de história, soma mais de 16 mil projetos inscritos por participantes de 37 países. Em 2023, a premiação contou com patrocínio master de Berneck e Interprint, além do patrocínio de Akeo, Blum, Dalmóbile e Zen.

Foto: Divulgação