Estado promove seminário para debater políticas sociais

Começou, nesta segunda-feira (22/4), o I Seminário de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. O evento segue até quarta-feira (24/4) no Hotel Recanto Business Center, em Restinga Sêca, e reúne diversos agentes públicos e especialistas com o objetivo de debater políticas sociais para o Estado. O encontro é promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio da Escola de Desenvolvimento Social (EDSocial).

Durante a cerimônia de abertura, o governador em exercício Gabriel Souza ressaltou que as políticas públicas em andamento no Executivo estadual, sob a condução da Sedes, são fundamentais para a garantia de dignidade e oportunidade para todas as pessoas. “Precisamos ter mecanismos e ações que permitam que o Estado possa auxiliar quem mais precisa, de maneira a recuperar a dignidade daquela pessoa, para que ela possa viver a sua vida de maneira plena. Nossa gestão acredita muito na importância de termos uma sociedade mais justa, que promova a igualdade e combata a desigualdade a partir da geração de oportunidades”, destacou Gabriel.

“Esse evento foi pensado para que todos nós, juntos, pudéssemos debater e propor transformações na Política de Desenvolvimento Social do Rio Grande do Sul. As soluções para os problemas passam pela qualificação e pela organização das nossas equipes e gestores municipais”, afirmou o titular da Sedes, Beto Fantinel.

A secretária de Assistência Social do município de Santo Antônio das Missões e presidente do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas/RS), Priscila Nunes, destacou que o encontro atende a uma demanda antiga dos municípios por mais ações de qualificação. “Quem cuida de quem cuida? É isso que o seminário está fazendo: cuidando de quem trabalha todos os dias na ponta”, avaliou.

“Nós, gestores, sabemos como é importante qualificar nossas equipes e termos a oportunidade do aprimoramento do trabalho. A troca de experiências é fundamental para melhorarmos muitas políticas públicas nos nossos municípios”, disse o prefeito de Restinga Sêca, Paulinho Salerno.

Também estiveram presentes na solenidade de abertura os presidentes da Fundação de Proteção Especial (FPE), Jones Martins, e da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Pessoas com Altas Habilidades no Rio Grande do Sul (Faders – Acessibilidade e Inclusão), Marquinho Lang, além da promotora do Ministério Público do Rio Grande do Sul, Cristiane Corrales, e da secretária de Desenvolvimento Social de Minas Gerais, Elisabeth Jucá, entre outras autoridades.

A programação do seminário prevê uma série de palestras sobre temas relacionados à área social. Os participantes também puderam se inscrever em diversas oficinas. As atividades serão conduzidas por membros da equipe técnica da Sedes, além de gestores públicos, autoridades e especialistas convidados de várias partes do país. Algumas das apresentações devem ter transmissão on-line com intérprete de libras.

O evento conta com o apoio promocional da FPE, da Faders – Acessibilidade e Inclusão e do Coegemas/RS.

Foto: Fredy Vieira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress