A equipe da Estratégia Saúde da Família (ESF) do bairro Gaúcha, em Lagoa Vermelha, promoveu uma ação significativa do Programa Saúde na Escola (PSE), beneficiando alunos das instituições de ensino Diógenes Euclides da Cunha – CIEP e Escola Marcílio José Machado. A atividade foi coordenada pela enfermeira Viviane do Amaral e mobilizou uma equipe multidisciplinar comprometida com a promoção da saúde e a prevenção de doenças.
Promoção da saúde desde a infância
No CIEP, a ação foi direcionada às turmas da educação infantil e dos primeiros anos do Ensino Fundamental. Na Escola Marcílio José Machado, participaram as turmas do Pré e do 5º ano. A proposta foi levar conhecimento de forma acessível, lúdica e interativa, criando um ambiente propício para o aprendizado sobre saúde.
Educação bucal com muita interação
O dentista Ângelo Valiatti, acompanhado pela auxiliar em saúde bucal Rosecler Lopes, conduziu atividades educativas sobre a escovação correta e a importância da higiene bucal. Com linguagem simples e dinâmica, o profissional envolveu os alunos e reforçou bons hábitos desde cedo.
Prevenção à dengue, à COVID-19 e outros cuidados
Agentes comunitários de saúde e de combate às endemias – Natalia Vargas, Leonice Teixeira, Bianca Souza e Grazielle Halwacks – participaram da iniciativa levando informações sobre prevenção à dengue, cuidados com a COVID-19 e outras orientações fundamentais para a saúde coletiva.
Semáforo do Toque: respeito e consentimento
Um dos momentos mais importantes da atividade foi conduzido pela psicóloga Daiane Tochetto, que utilizou a metodologia do “Semáforo do Toque” para abordar, com delicadeza e respeito à faixa etária, temas como toque seguro, respeito ao corpo e consentimento. Por meio das cores verde, amarela e vermelha, as crianças aprenderam a reconhecer diferentes tipos de toque e a importância de comunicar sentimentos e estabelecer limites.
Alimentação saudável também foi tema
As nutricionistas Gabriela Cericatto e Luiza Cunha Machado também participaram da ação, orientando as crianças sobre os cuidados com a alimentação. De maneira prática e próxima da realidade dos pequenos, reforçaram a importância de escolhas saudáveis no dia a dia.
A ação reforça o compromisso da ESF do bairro Gaúcha com a educação em saúde e com o bem-estar das crianças, aproximando ainda mais o serviço de saúde da comunidade escolar.