Equipamentos doados pelo Rotary à UPF auxiliam no diagnóstico da covid-19

Entrega oficial foi realizada na quinta-feira, 24 de junho

O Laboratório de Diagnóstico da SARS-COV-2/Covid-19 da Universidade de Passo Fundo (UPF) recebeu importantes equipamentos para o trabalho de detecção da Sars Cov 2 (covid-19) do Distrito 4700 do Rotary Internacional. A entrega oficial foi realizada na quinta-feira, 24 de junho, no UPF Parque, módulo II, onde está localizado o Laboratório. O local foi contemplado com os recursos da Fundação Rotária, por meio do projeto Subsídio Global do Rotary   “Salvando Vidas – Identificando a Covid”. O auxílio, no valor de R$ 167.430,44, foi destinado para equipar e capacitar o laboratório visando atender à necessidade da comunidade no desenvolvimento de pesquisa e prevenção ao coronavírus e outras doenças.

Desde maio de 2020, o laboratório da UPF realiza testes para diagnóstico da covid-19 para 14 municípios da região Norte do RS e, recentemente, ampliou também para a comunidade em geral. E em meio a essa pandemia, a UPF e o Rotary se uniram para combater essa doença. “A partir dessa parceria podemos oferecer um serviço mais completo e um laboratório mais equipado para atender à comunidade. Estou muito feliz por ter pessoas, entidades e organizações sensíveis, que têm o bem comum acima de qualquer outra situação. E eu localizo o Rotary e os nossos pares nesse lugar. Todos nós abrimos mão de alguma coisa para fazer um pouco mais. E foi o que aconteceu aqui na UPF”, declarou a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, destacando a dedicação de todos os envolvidos no desenvolvimento do Laboratório.

Com esse auxílio do Rotary, o Laboratório conta agora com um Termociclador para PCR em tempo real, Cabines de segurança biológica, Micropipetadores, além de protetores faciais tipo Face Shield. “Esse Laboratório é resultado de um esforço comum de todos para enfrentar a pandemia, que nos atingiu de forma inesperada, bruta e cruel. O Laboratório é extremamente importante para dar a nossa contribuição à sociedade. Esses equipamentos vão contribuir para continuarmos a enfrentar esse problema e ampliar o nosso trabalho”, destacou o coordenador do Laboratório, professor Dr. Luiz Carlos Kreutz.

Para conquistar esses recursos junto ao projeto Subsídio Global, foi extremamente importante a intermediação do Distrito 4700 do Rotary Internacional e do Rotary Club Planalto Médio. “Estar presente na entrega de equipamentos que vão auxiliar a salvar vidas é muito gratificante para o Rotary, que tem como meta e desejo trazer uma melhor qualidade de vida onde está inserido. E essa parceria entre Rotary e UPF vai contribuir e muito para o diagnóstico dessa doença, que assola a humanidade, e futuramente poderá contribuir em outras doenças”, enfatizou o governador do Distrito 4700 do Rotary Internacional, Gilmar Leonhardt.

O presidente do Rotary Club Passo Fundo Planalto Médio, José Humberto Quevedo, e a governadora do Distrito 4700 de Rotary Internacional (2021/2022), Evanisa F. Reginato Quevedo Melo, também tiveram um papel fundamental na conquista desses recursos. “É com imensa satisfação que fizemos a entrega desses equipamentos à UPF, que na verdade é uma entrega para a comunidade. Quem ganha é a sociedade. É o Rotary mostrando sua função de servir à sociedade. Estamos muito felizes. É a primeira vez que um grande subsídio vem pra nossa região. Que seja o primeiro de muitos”, salientou o presidente do Rotary Club Passo Fundo Planalto Médio.

Também participaram da cerimônia, que contou com todas as medidas de protocolo de prevenção à disseminação da covid-19, o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários da UPF, professor Dr. Rogerio da Silva, integrantes do Rotary e do Rotaract e equipe do Laboratório.

Confira a funcionalidade dos equipamentos doados pelo Rotary:

Cabine de Segurança Biológica
Utilizada na execução da técnica de extração de RNA das amostras biológicas, que é a primeira fase da realização do exame molecular para a detecção da Sars Cov 2 (Covid 19). Tem a função de proteção, evitando a contaminação do operador e preservando a amostra de degradação ou contaminação por outro material molecular.

Termociclador (Quanti Studio 1)
É um equipamento de RT-qPCR (PCR em Tempo Real), que faz a amplificação do material genético e sua detecção. É utilizado, no momento, para determinar se está presente, e a quantidade do vírus da Sars Cov 2 (Covid 19), nas amostras testadas.

Micropipetadores
Os micropipetadores são utilizados para manusear os materiais biológicos e soluções.

Face shield
Os faces shields foram doados logo no início da pandemia. Eles foram primordiais para proteção das equipes que estavam (e ainda estão) em atividade presencial.

Fotos: Natália Fávero

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados