Após realizar compromissos com a advocacia de Caxias do Sul, o presidente da OAB/RS, Leonardo Lamachia, esteve reunido com a subseção de Lagoa Vermelha, na serra gaúcha, na quarta (1º) e na quinta-feira (2). Na ocasião, Lamachia cumpriu uma série de agendas institucionais ao lado do presidente da subseção local, Dante Dal Castelli Neto, além de participar de encontros com a advocacia. A visita aos dois municípios marcou a primeira viagem de trabalho de Lamachia em 2023.

“Iniciamos a primeira viagem neste ano, que será de muitos quilômetros rodados e de ainda mais aproximação com a nossa classe. Essa interiorização da OAB/RS repetirá o que fizemos no ano passado: visitando as 106 subseções. O que não acontece para cumprir uma meta, mas sim para estar ao lado dos advogados e advogadas gaúchas, ouvindo e encaminhando as demandas dos nossos colegas. Esse processo de aproximação da Ordem com o interior, iniciado ainda em 2007 por Claudio Lamachia, é muito importante para dialogar com a nossa advocacia”, disse Lamachia.

Por sua vez, o presidente da subseção de Lagoa Vermelha destacou a importância da presença de Lamachia no município. “A vinda do presidente é muito importante, pois aproxima a seccional do interior, marcando presença no maior evento da nossa cidade. A exemplo do que já fez Claudio Lamachia, essa interiorização da Ordem é de grande valia, pois tivemos a oportunidade de conversar com o presidente e, também, visitar os demais poderes do município, trazendo benefícios diretos para a nossa sociedade”, disse.

Almoço com a advocacia e visita ao Judiciário

Iniciando as agendas oficiais da quarta-feira (1°), o presidente da Ordem gaúcha concedeu entrevista à Rádio Lagoa FM. Na sequência, após almoço com a advocacia do município, Lamachia, acompanhado do presidente da subseção de Lagoa Vermelha, realizou uma visita institucional à juíza titular da Vara do Trabalho local, Paula Weiler. Em pauta, estiveram assuntos relacionados à prestação jurisdicional na comarca do município, a exemplo das audiências telepresenciais.

Em seguida, Lamachia e Dal Castelli estiveram no Fórum de Lagoa Vermelha, onde foram recebidos pela juíza da 2ª Vara Judicial, Lilian Bozza. Na oportunidade, foram debatidos temas referentes às demandas da advocacia, como o eproc.

Ida à subseção e sequência de agendas

Após os compromissos com o Poder Judiciário do município, Leonardo Lamachia visitou a sede da subseção de Lagoa Vermelha. Na sequência, o presidente da OAB gaúcha, acompanhado de Dal Castelli, esteve reunido com o presidente da Câmara de Vereadores, Gabriel Vieira. Após, as lideranças realizaram uma visita à sede do Ministério Público local, onde foram recebidos pelo 3° promotor de Justiça de Lagoa Vermelha, Felipe Barcelos.

Assembleia com a advocacia

Com o intuito de ouvir as demandas dos advogados e das advogadas da subseção, Leonardo Lamachia realizou, ainda na quarta-feira, uma assembleia com a advocacia de Lagoa Vermelha. Na oportunidade, o presidente da OAB/RS conversou com os colegas da região.

“O intuito de encontros como esse é, sem dúvida, falar menos e ouvir mais. A OAB gaúcha está sempre aberta a ouvir críticas, sugestões, elogios e o que mais for necessário para o fortalecimento da nossa classe”, disse Lamachia, destacando, também, o dia de intensas agendas com os poderes Executivo e Judiciário do município.

Segundo dia de agendas

Na quinta-feira (2), segundo dia de compromissos em Lagoa Vermelha, em mais uma agenda visando a interiorização da Ordem gaúcha, Leonardo Lamachia participou de uma confraternização com a advocacia local. O encontro foi realizado no Piquete da subseção dentro do parque do Rodeio Internacional do município.

“Quero aproveitar esta ocasião para saudar a advocacia de Lagoa Vermelha e de toda a região. Tenho o mais profundo orgulho de cada advogado e cada advogada gaúcha, que tornam diariamente a nossa OAB forte, dedicada e combativa. Estamos enfrentando, juntos, um dos momentos mais difíceis da história, com um cenário de pós-pandemia e com a sociedade extremamente dividida no cenário político”, disse Lamachia.

Na ocasião, o presidente também citou as diversas conquistas da entidade ao longo dos 90 anos de história. Ainda no piquete da subseção, Lamachia e Dal Castelli realizaram uma reunião institucional com o prefeito do município, Gustavo Bonotto.

Presenças

Ao longo dos dois dias de agendas, também estiveram presentes a vice-presidente da subseção de Lagoa Vermelha, Carla Segala; a secretária-geral, Keley Rodrigues; os presidentes das subseções de Vacaria e São Sebastião do Caí, Monique Dall Acua e Evaldo Kievel, respectivamente; o ex-presidente da subseção de Lagoa Vermelha e conselheiro estadual, Giovani Andrighi; o ex-presidente da subseção de Lagoa Vermelha Gladimir Casarín; o ex-conselheiro estadual Rodrigo Cassol Lima; o prefeito de Lagoa Vermelha, Gustavo Bonotto; o presidente da Câmara de Vereadores do município, Gabriel Vieira; a juíza da 2ª Vara judicial, Lilian Bozza; o ex-prefeito de Lagoa Vermelha Paulo Andrade; e o patrão do CTG local, Alessandro Moliterno; entre outras autoridades.