E-book que fala sobre a história e a importância de “São João Maria” está disponível no site da Prefeitura

Nas margens da BR-285, está localizado um capitel dedicado a um homem santo: São João Maria. Segundo conta a lenda, e também a famosa música de José Mendes, “Saudade de Lagoa Vermelha”, teria sido João Maria o responsável por batizar a bica de Lagoa Vermelha. Uma água santa que faz com que as pessoas permaneçam na cidade.

Esse homem, embora seja um símbolo importante de Lagoa Vermelha, também é cultuado, reconhecido e considerado como santo por toda a região Sul. O historiador lagoense Acácio Garcez Carneiro, da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), fez uma pesquisa sobre a história de São João Maria, sua tradição religiosa e sobre suas ações em Lagoa Vermelha.

Agora, esse trabalho chega para a comunidade em formato de e-book (livro digital). Desenvolvido com o apoio do grupo de pesquisa PET-História/UFSC (@pethistoriaufsc) e a orientação da Profª Drª Daniela Queiroz Campos, essa iniciativa faz parte de uma série de ações realizadas para promover o conhecimento da história regional pelas comunidades locais.

Recentemente, o historiador visitou a Prefeitura e fez um convite para que os lagoenses conheçam a história e a importância de São João Maria, através do e-book, que está disponível no gratuitamente no site da Prefeitura.”Esse trabalho chega para a comunidade em formato de e-book, para que nossa cidade possa conhecer mais sobre essa figura, São João Maria, que nos é tão importante”, comentou.

E-book disponível no link: https://bit.ly/44Jjfm8

Foto: Capitel São João Maria. (Arquivo/Prefeitura Lagoa Vermelha)

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados