Com apoio do Sebrae RS, material reúne informações apresentadas pelo Sicredi no 31º Congresso Movergs

O economista chefe do Sicredi, André Nunes de Nunes, apresentou um panorama da economia global e brasileira aos participantes do 31º Congresso Movergs, realizado em novembro deste ano em Bento Gonçalves. Agora, com apoio do Sebrae RS, o material está disponível no e-book gratuito “Cenário Econômico e as Perspectivas para a Indústria de Móveis do RS”. A publicação (disponível para download no site movergs.com.br) reúne diversos tópicos relevantes ao setor – como inflação, juros, câmbio, taxas de crescimento do PIB e situação financeira das famílias brasileiras.

“Vamos observar neste conteúdo um cenário internacional muito mais complicado em relação aos últimos 10 anos, com uma desaceleração da economia global. Quando olhamos para o cenário interno vemos o final de um ciclo de desaceleração, de aperto na taxa de juros, e começa a ter sinais que em 2024 podemos ter uma retomada, com a melhora da situação financeira das famílias, juntamente com a recuperação mais homogênea dos setores”, antecipa Nunes na introdução do e-book.

SOBRE A MOVERGS

A Associação das Indústrias de Móveis do Estado do Rio Grande do Sul (Movergs) é a entidade que representa as mais de 2.400 indústrias do setor moveleiro gaúcho. Há 36 anos, trabalha em prol do fortalecimento e do fomento de oportunidades para a cadeia produtiva, realizando ações como a feira Fimma Brasil, o Congresso Movergs, entre outras. Comprometida com a defesa dos interesses de seus associados, a entidade atua para promover a competitividade, a excelência e a inovação da indústria gaúcha de móveis.

SOBRE O SEBRAE

O Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE) é uma entidade privada que promove a competitividade e o desenvolvimento sustentável dos empreendimentos de micro e pequeno porte – aqueles com faturamento bruto anual de até R$ 4,8 milhões. Há mais de 40 anos, atua com foco no fortalecimento do empreendedorismo e na aceleração do processo de formalização da economia por meio de parcerias com os setores público e privado, programas de capacitação, acesso ao crédito e à inovação, estímulo ao associativismo, feiras e rodadas de negócios.

SOBRE O SICREDI

Primeira instituição financeira cooperativa do Brasil, há 120 anos o Sicredi trilha um caminho coletivo para oferecer soluções inteligentes para o desenvolvimento financeiro – entendendo que as melhores escolhas são aquelas que trazem resultados para todos. O Sicredi oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros de um jeito simples e próximo para as pessoas, para as empresas e para o agronegócio. Ao todo, são sete milhões de associados, 40 mil colaboradores e mais de 2.500 agências em todo o Brasil.

Foto: Augusto Tomasi