DVD em homenagem ao cantor, compositor e gaiteiro Porca Véia será gravado no Município

Nesta quarta-feira, dia 26, o prefeito municipal, Gustavo Bonotto, recebeu em seu gabinete, Claudinéia Bossardi, esposa do gaiteiro, cantor e compositor, Porca Véia, falecido em 2019, que veio solicitar o apoio da prefeitura municipal para gravar o primeiro DVD do Grupo Cordiona, fundado por seu esposo, como forma de homenagem ao trabalho e história do tradicionalista.

Na ocasião, Claudinéia esteve acompanhada do patrão do CTG Alexandra Pato, Alessandro Muliterno, Anaurelino Gentil e Silva, tesoureiro do CTG e Dirceu Rosa, membro do Conselho Fiscal do CTG e primo de Porca Veia, para formalizar o pedido de cedência da estrutura do Centro de Tradições Gaúchas da cidade para realizar a gravação.

Conforme Cacau, como é conhecida, Porca sempre deixou clara a sua vontade de gravar um disco no Município, lugar onde segundo ela, sempre se sentiu acolhido. Como forma de homenageá-lo, o Grupo Cordiona, onde permaneceu até dezembro de 2013, realizará a gravação do trabalho.

Durante a reunião, ficou definida a data de gravação do tributo ao músico, que ocorrerá no dia 22 de janeiro de 2022, no CTG Alexandre Pato. Entre alguns dos sucessos de Porca Veia que irão compor a homenagem estão Luz de Meu Rancho, composta por Amaro Peres e Dionísio Costa, Gaiteiro Por Demais e Lembranças, que de acordo com sua esposa, foi um dos grandes marcos na carreira do Porca, música composta por Telmo de Lima Freitas e que não podia faltar em seu repertório.

O repertório do DVD também contará com composições do Cordiona, tendo em vista que o grupo foi criado por Porca Veia, além de outros sucessos de compositores tradicionalistas. “A nossa intenção é regravar grandes sucessos que foram gravados pelo Porca, tanto de autoria dele e de outros grandes compositores que emprestaram suas músicas e obras para que ele pudesse brilhar ao longo desses anos todos, e também, trazer o repertório do Cordiona que a gente costuma brincar aqui que o nosso repertório acaba sendo cria do estilo do Porca”, comentou Claudineia Bossardi.

Além disso, Cacau mencionou que o Making Of do DVD contará com uma breve biografia de Porca Veia, sendo sua história o principal motivo de escolher Lagoa Vermelha como palco das gravações.

Porca Véia, tradicionalista natural do Município de Lagoa Vermelha, foi um gaiteiro, cantor e compositor com mais de 30 anos de carreira, fundador do Grupo Cordiona, onde atuou até dezembro de 2013, quando se aposentou definitivamente dos palcos devido à problemas de saúde. Após este período, o grupo passou a atuar de forma independente, sempre com o apoio e mentoria de seu criador, tendo em vista a relação familiar que tinha com os integrantes. Seu último trabalho foi uma participação especial no último CD do grupo Cordiona, lançado em 2019, com a gravação de três músicas.

Porca Veia deixou 21 CDs gravados, três DVDs, sendo o primeiro deles com Making Of gravado na Festa Nacional do Churrasco em Lagoa Vermelha.

“Ele sempre dizia que diferente de muitos no meio artístico, ele tinha conquistado seguidores fieis, porque na verdade, tanto o Fernandinho, quando o Porquinha, o Ivan, eles tocam gaita porque se inspiraram no Porca e chegaram até nós graças a essa paixão que eles tinham pelo trabalho dele. Então isso fez toda diferença no grupo Cordiona e no seguimento do grupo, porque todos eles seguem firmes por amor a um estilo que foi criado e que tocou o coração deles e a gente sempre diz que esse é o nosso diferencial”, relatou a espoca do músico”, concluiu Cacau.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados