Devon estreia na Exposición Rural de Palermo com animais nascidos na Argentina

Feira ocorre de 17 a 27 de julho e marca a retomada da raça no país vizinho

Dois animais da raça Devon, nascidos em solo argentino em 2024, farão história ao estrearem na 137ª edição da Exposición Rural de Palermo, em Buenos Aires — a mais importante feira agropecuária da Argentina, que acontece de 17 a 27 de julho. O feito simboliza um marco na retomada da raça no país vizinho, que por décadas ficou sem exemplares em atividade.

Com apenas 10 meses e cerca de 350 quilos cada um, os terneiros serão levados pelo pecuarista Alejandro Allende, da estância Wanda Hue, localizada na província de La Pampa. Allende foi responsável, há cerca de um ano, pela importação de 20 vaquilhonas prenhas e dois touros Devon vindos da Cabanha Timbaúba, de Pedras Altas (RS), de propriedade de Alfredo da Silva Tavares e família. O julgamento da raça está marcado para o dia 21 de julho.

Para Raúl Bergese, presidente da recém-criada Asociación Argentina de Creadores de Devon, participar de La Rural é um passo decisivo na promoção da raça no país.

“A intenção em La Rural é mostrar que os Devon são animais rústicos, dóceis e muito bem adaptados. Nascem leves, com excelente desenvolvimento. Muitos produtores realizam cruzamentos visando um híbrido de terneiros precoces, com boa engorda e carne de qualidade – e o Devon é ideal para isso”, destacou.

O dirigente acredita que a raça pode, sim, competir com outras já consolidadas na Argentina. Segundo ele, há produtores investindo em sêmen, embriões e cruzamentos com outras raças em regiões de clima variado.

“Sabemos que o pecuarista argentino é conservador, mas com resultados consistentes vamos conquistar espaço”, completou Bergese.

A história da raça no país remonta ao início do século passado, em Curuzú Cuatiá, província de Corrientes, onde Alfredo Hunt iniciou a criação com animais importados da Inglaterra, por volta de 1900. O plantel chegou a ultrapassar os 150 exemplares, mas foi descontinuado após a morte do criador.

A volta dos Devon à cena nacional e, especialmente, à vitrine de Palermo, representa um novo capítulo para a raça na pecuária argentina.

Foto: Raúl Bergese

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress