Deputado Victorino comemora o lançamento do núcleo de tratamento da endometriose

Autor da Lei Nº 16.071/23 que institui a Política Estadual de Luta Contra a Endometriose, o deputado Gustavo Victorino participou nesta quinta-feira, 28, do descerramento da placa do núcleo de saúde da mulher voltado ao tratamento clínico e cirúrgico de pacientes com endometriose, no Hospital Materno Infantil Presidente Vargas (HMIPV), em Porto Alegre.

“Muito feliz por poder contribuir para a saúde da mulher, no combate a essa doença tão dolorosa e que merece toda a nossa atenção, agradecendo a todas as pessoas e o sistema público que acolheu a proposta e tornou o combate à endometriose uma realidade”, disse o deputado Gustavo Victorino, na solenidade.

O projeto nasceu de um encontro do deputado Victorino com o diretor da Sociedade Brasileira de Endometriose Pablo Wesz Nascimento, diante da importância de combate à doença que atinge 10% da população feminina brasileira e uma das principais causas de infertilidade, cujos sintomas afetam a qualidade de vida da mulher, podendo levar à morte.

“Considero muito importante esta atenção do sistema público para o diagnóstico e tratamento da endometriose, onde poderemos atender as mulheres com excelência”, considerou o médico especialista.

O secretário municipal da Saúde, Fernando Ritter disse que “esse é o primeiro passo para o atendimento especializado, pois em breve teremos um novo espaço para cuidar da saúde da mulher”, adiantou.

O prefeito Sebastião Melo agradeceu e parabenizou o deputado Gustavo Victorino pela Lei: “Essa iniciativa vai sinalizar à rede de hospitais parceiros sobre a importância desse cuidado, assim o SUS vai se atualizar e, juntos, vamos avançar no atendimento às mulheres” disse Melo.

O ato contou com a presença do diretor-geral do hospital, Cincinato Fernandes Neto, da representante da secretaria estadual da Saúde, Tatiane Bernardes, entre outras autoridades.

Foto: Alex Rocha

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados