Deputado Paparico reforça reivindicação dos Técnicos Agrícolas da Emater ao governo do RS

Carta Aberta do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Rio Grande do Sul foi pauta da audiência entre o parlamentar e o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos.

O deputado Paparico Bacchi, líder da bancada do Partido Liberal na Assembleia Legislativa, reforçou o apelo dos Técnicos Agrícolas da Emater/RS-Ascar que reivindicam atenção do governo gaúcho às demandas da categoria. Em reunião com o secretário-chefe da Casa Civil, Artur Lemos Júnior, o parlamentar entregou a carta aberta do Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado do Rio Grande do Sul (SINTARGS) onde expressa que a Emater/RS, com anuência da Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (SEAPDR), descumpre desde 2018 o Plano de Cargos e Salários da Instituição – fato que faz a categoria receber remuneração básica inferior aos demais empregados que se enquadram no mesmo padrão profissional.

No diálogo sobre a demanda encaminhada pelo presidente do SINTARGS, Luis André Sasso, Paparico Bacchi – que tem suas “raízes” na agricultura familiar – ressaltou ao chefe da Casa Civil que a categoria é imprescindível para o setor agropecuário, especialmente nos municípios com menos de 20 mil habitantes. “Os técnicos agrícolas da Emater são responsáveis pela maioria dos atendimentos na área produtiva junto às famílias rurais nas ações de assistência técnica e extensão rural. Nos momentos de adversidades, como por exemplo, na grave estiagem que vivenciamos no RS, são eles que estão na linha de frente para superar os momentos de crise, bem como, para desenvolver ações programáticas previstas nas ações de governo”, salientou o parlamentar.

De acordo com o sindicato, a valorização da categoria é desproporcional à sua importância para o governo do Estado. Conforme o documento divulgado pelo sindicato, a Emater se nega a cumprir a sentença judicial que determina a concessão de reajuste referente ao Dissídio Coletivo de 2003. Desta forma, a categoria aguarda uma resposta do governo do RS, bem como, da SEAPDR, e da diretoria da Emater-RS, para avançar no diálogo em busca de soluções que evitem que os profissionais adotem medidas que possam penalizar as famílias de agricultores.

A Procuradoria-Geral do Estado deu retorno à reivindicação do parlamentar nesta terça-feira (29) informando que o Processo Administrativo (PROA nº 21/1511-0000316-3) foi concluído e encaminhado à Secretaria da Fazenda. Lírio Zarichta, ex-prefeito de Três Arroios e coordenador do gabinete parlamentar do deputado Paparico Bacchi – que é técnico agrícola efetivo no quadro funcional da Emater, acompanhou os encaminhamentos da demanda junto ao governo do Estado.

Foto: Irineu Fontela

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress