Em reconhecimento ao trabalho de fortalecimento dos laços entre Brasil e Itália, o deputado estadual Guilherme Pasin (Progressistas) foi homenageado, nesta quarta-feira, 7 de maio, com a Ordem da Estrela da Itália (Ordine della Stella d’Italia), uma das mais importantes condecorações concedidas pelo governo italiano. A honraria foi entregue pelo embaixador da Itália no Brasil, Alessandro Cortese, durante o evento Tá na Mesa, promovido pela Federasul, em Porto Alegre.
RECONHECIMENTO INTERNACIONAL
A Ordem da Estrela da Itália é concedida pelo presidente da República Italiana a cidadãos italianos residentes no exterior ou a estrangeiros que tenham prestado contribuições relevantes à promoção da amizade, da cooperação internacional e da difusão da cultura italiana. A distinção contempla méritos em áreas como cultura, língua, ciência, economia, voluntariado e integração entre povos.
Durante a entrega da honraria, o embaixador Alessandro Cortese enfatizou a atuação de Pasin como presidente da Frente Parlamentar Brasil–Itália no Rio Grande do Sul:
“Fiz a proposição ao presidente da República da Itália para condecorar o deputado Guilherme Pasin. Ele tem feito um trabalho espetacular reforçando os laços entre a Itália e o Brasil. Para o presidente Matarella, isso é muito importante. Quero agradecer ao senhor por tudo o que faz pelos ítalo-gaúchos”, afirmou.
EMOÇÃO E COMPARTILHAMENTO
Em seu discurso de agradecimento, Guilherme Pasin ressaltou o valor simbólico e coletivo da homenagem:
“Esta honraria é algo muito importante para mim e tenho certeza de que também representa algo gigantesco para todos os imigrantes e descendentes de italianos que, há mais de 150 anos, construíram no Rio Grande do Sul uma história de trabalho, fé e prosperidade. Compartilho esta conquista com meus colegas parlamentares e com todos que contribuem para aproximar o Brasil e a nossa pátria-mãe italiana, politicamente e culturalmente”, celebrou.
Foto: Sérgio Gonzales