Darcimara Corbolin Mendes: “O principal desafio de ser mãe é estar presente na vida do filho”

No domingo, 12 de maio, estamos comemorando mais um Dia das Mães. É tempo de celebrar e homenagear aquelas mulheres incríveis que nos deram a vida e nos amam incondicionalmente.

Mãe, você é a nossa inspiração diária, a força que nos impulsiona e o amor que nos envolve. Não há palavras suficientes para expressar o quanto somos gratos por tudo o que você faz por nós.

Neste mês especial, vamos lembrar de valorizar e agradecer às mães de todas as formas possíveis. Seja com um abraço apertado, um gesto carinhoso ou um presente simbólico, o importante é demonstrar o quanto elas são especiais em nossas vidas.

E para aquelas que já não estão fisicamente conosco, vamos honrar a sua memória e manter vivo o legado de amor e cuidado que nos deixaram.

Que o mês de maio seja repleto de amor, carinho e momentos inesquecíveis ao lado das nossas mães. Feliz mês das mães, desde já.

       Já no mês passado, na edição da NG Revista, iniciamos uma série de reportagens alusiva ao Dia das Mães. Ouvimos algumas mães, quando indagamos delas: “No mundo modermo, cada vez mais ágil e sempre com novidades, quais os principais desafios em ser mãe?”

A advogada Darcimara Corbolin Mendes, ao participar da reportagem, fala dos desafios de mãe: “No mundo moderno, para mim o principal desafio de ser mãe é estar presente na vida do filho, pois ao contrário do que era antigamente, época em que a mulher se dedicava exclusivamente aos cuidados e criação dos filhos, hoje assumimos várias responsabilidades, deixando de ser somente do lar e contribuindo também no sustento da família.

Com isso é um desafio conciliarmos a maternidade com a vida profissional e pessoal, sendo provavelmente um dos maiores impasses na vida das mulheres. Sabemos que nem todas as mulheres têm o privilégio de poder abdicar do seu emprego para ser mãe em tempo integral, visto que muitas são as únicas ou as principais provedoras de suas famílias.

Também abrir mão do trabalho ou dos estudos não é uma decisão fácil, pois muitas vezes a escolha da carreira é um desejo tão grande quanto a maternidade.

E então surge a busca pelo equilíbrio, sendo que em algumas profissões se torna um pouco desafiador, quando a profissão exige horários diferenciados, jornadas extensas, trabalhos em finais de semana ou plantões onde a profissional pode ser acionada para trabalhar a qualquer momento”.

Para Darcimara, “outro desafio também é saber controlar os sentimentos de culpa e cobrança por estar distante do filho e saber aproveitar com qualidade o máximo que puder nos períodos de convivência.

Mas temos certeza que ser mãe é a melhor coisa da vida, nos faz repensar sobre diversos conceitos que tínhamos antes dessa experiência. Nos tornamos pessoas melhores, com propósitos ainda maiores, e uma grande missão que é de cuidar, educar e formar pessoas de caráter.

E os filhos crescem, deixam o ninho, e passamos então a celebrar cada conquista, compartilhar as felicidades, e também as frustações. Aos poucos vamos deixando-os mais livres, pois é necessário para o próprio crescimento deles, mas a volta para casa é sempre motivo de muita alegria”.

Reportagem: Marcos Roberto Nepomuceno – Foto: Arquivo NG

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress