Corpo de Bombeiros Militar reforça efetivo e dá posse ao novo comandante-geral

O Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) formou 101 soldados no Curso Básico de Formação de Bombeiro Militar (CBFBM), em cerimônia realizada nesta quarta-feira (24/11), no Teatro da Fiergs, em Porto Alegre.

A solenidade também marcou a passagem do comando-geral da instituição. Com a ida do até então comandante-geral do CBMRS, coronel César Eduardo Bonfanti, para a reserva, o coronel Luiz Carlos Neves Soares Júnior deixou o cargo de subcomandante-geral para assumir o mais alto posto da corporação. O coronel Otávio Polita Filho, que até então era o diretor do Departamento de Planejamento e Integração (DPI) da Secretaria da Segurança Pública (SSP), assume a função de subcomandante-geral. O governador Eduardo Leite e o vice-governador e secretário da SSP, delegado Ranolfo Vieira Júnior, participaram do evento. O governador agradeceu ao coronel Bonfanti pela dedicação durante os três anos de comando e pela trajetória de serviços prestados, e aos formandos pela escolha da missão de defender a sociedade gaúcha, lembrando do heroísmo do tenente Deroci Almeida e do sargento Lúcio Ubirajara de Freitas Munhós, bombeiros que perderam a vida no incêndio do prédio da SSP, na capital, em julho deste ano.

“No exercício desta missão, lamentavelmente perdemos heróis, como o tenente Almeida e o sargento Munhós, que cumpriram até o fim este mesmo juramento que vocês hoje realizaram, de defender a sociedade com o risco da própria vida. Nosso Estado tem mais futuro e nossas vidas, mais esperança, por contarmos com heróis como eles e como vocês, que nos dão segurança e tranquilidade para viver neste pedaço de chão. Esta instituição, que é feita de homens e mulheres de coragem, tem o meu mais profundo respeito e admiração”, disse Leite.

O governador lembrou ainda que o Estado vem fazendo os investimentos mais expressivos da história recente da segurança pública no Rio Grande do Sul, para garantir melhores equipamentos, estrutura e sistemas de inteligência, protegendo a sociedade e quem a protege. “Vamos investir, até o fim do próximo ano, o dobro de tudo o que o Estado investiu em segurança nos últimos 13 anos. Hoje publicamos o edital do concurso para mais 4 mil novos soldados da Brigada Militar, e nos próximos dias vamos anunciar o chamamento de 120 novos soldados para o Corpo de Bombeiros Militar. Também trabalhamos desde o início do governo com estratégia e integração das forças de segurança”, destacou .

Os soldados que ingressaram no CBMRS concluíram cerca de 1.600 horas/aula, com disciplinas como técnicas de salvamento, técnicas de combate a incêndio, atendimento pré-hospitalar, e direitos humanos, além do estágio supervisionado. As aulas, iniciadas em abril deste ano, começaram em formato híbrido, dando prioridade para o ensino à distância e limitando o número de alunos nas aulas presenciais. A medida possibilitou que a convocação dos novos servidores fosse mantida com segurança, para evitar o contágio pela Covid-19.

Entre os 101 formandos, 80 são homens e 21, mulheres. O soldado Andres Gesse Arboit de Lima recebeu destaque como primeiro colocado do curso de formação, com média final de aprovação de 9,67.

Foto: Gustavo Mansur

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress