Conferência Municipal debate sobre os direitos da criança e adolescente

Com o tema “Situação dos direitos humanos de crianças e adolescentes em tempo de pandemia da Covid-19: violações e vulnerabilidades, ações necessárias para reparação e garantia de políticas de proteção integral, com respeito à diversidade”, aconteceu durante toda a quinta-feira (1º) a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e Adolescente.

Uma realização do Conselho Municipal da Criança e Adolescente (COMDICA), ligado à Secretaria Municipal da Ação Social e Habitação, o evento ocorreu na sede da AABB e contou com a palestra do cientista social e professor Luiz Roberto Moller.
Na abertura do encontro, a Banda Apae apresentou músicas gauchescas. Ainda, para realizar a abertura oficial da Conferência a Presidente do COMDICA, Loiva Stafort, convidou os usuários e Autodefensores da APAE, que representam a entidade junto a Federação Nacional das APAES, Fábio Boeira de Souza, Racheli Lima da Silva, Marina Chaves e Everaldo Lucas Oliveira Rodrigues, para falar sobre o período de convivência na pandemia. Na oportunidade Fábio Boeira de Souza relatou como foi a experiência no período pandêmico.

O Secretário Municipal da Ação Social e Habitação, Paulo Mantovani, em sua manifestação no encontro, comentou que a conferência é um importante espaço de diálogo. E, destacou que ainda para o mês de dezembro o Município contará com um novo espaço para o Centro de Referência da Assistência Social (CRAS). De acordo com o Secretário o novo local irá qualificar os serviços prestados à população, proporcionar a ampliação do número de atendimentos além de beneficiar a população com um espaço exclusivo destinado ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) que também atenderá crianças e adolescentes.

Os Secretários Municipais da Administração, Idenir Deggerone, da Saúde Eloir Morona, e do Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota, e o Vice-Presidente do Poder Legislativo, Vereador Gabriel Vieira, também participaram do evento.
Ao longo do dia foram realizadas discussões e deliberações a respeito do tema, que foi guiado por cinco eixos temáticos voltados aos direitos e políticas públicas pensadas para a criança e o adolescente a partir de resultados identificados por diagnósticos feitos pela equipe técnica e monitores de grupos na realidade local. No final do encontro os conferencistas elegeram os delegados que representarão o Município na etapa estadual da conferência.

Fotos: Roselle dos Santos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress