Uma comitiva de Lagoa Vermelha marcou presença nesta quarta-feira (12) na 25ª Expodireto Cotrijal, realizada em Não-Me-Toque. Considerada uma das maiores feiras da América Latina, o evento é voltado às inovações tecnológicas no setor de máquinas, lavouras e agropecuária. Além disso, a feira promove encontros de lideranças para discutir soluções e estratégias para o setor, especialmente em um momento em que o Rio Grande do Sul enfrenta novamente uma estiagem.
Dentre os encontros promovidos, destacam-se o 4º Fórum Estadual dos Gestores Municipais do Agro, realizado pela Federação das Associações de Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs), e a 5ª edição do Encontro com Prefeitos, promovida em parceria com a Emater/RS-Ascar. Esses eventos reuniram prefeitos, vices, secretários e técnicos municipais na Casa da Família Rural para debater os Planos Municipais de Desenvolvimento Rural. Durante a tarde, foram apresentados cases de incentivo à produção leiteira, à fruticultura, ao desenvolvimento da agropecuária e agroindústria, e à avicultura de corte.
O presidente da Emater/RS, Luciano Schwerz, destacou a importância da iniciativa. “Estamos juntos, firmes e fortes para promover uma agricultura cada vez mais forte e sustentável”, afirmou durante o 5º Encontro com Prefeitos do RS.
O prefeito de Lagoa Vermelha, Eloir Morona, acompanhado do secretário de Desenvolvimento Econômico, Lucas Mota, do secretário de Obras, Admilson Ferreira, e de servidores municipais, participou do evento. Durante sua visita, Morona conferiu as novidades da feira, conversou com lideranças e discutiu soluções para fortalecer ainda mais o setor agropecuário no município. O prefeito foi recepcionado pelo gerente regional da Emater/RS-Ascar de Passo Fundo, Gustavo Bonotto, e pelo gerente-adjunto da regional, Idenir Deggerone, além de outras lideranças da instituição.
Morona também esteve reunido com Marcelo Arruda, presidente da Famurs, durante o encontro, reforçando o compromisso de Lagoa Vermelha com o desenvolvimento agrícola e a busca por soluções inovadoras para o setor.
A participação da comitiva lagoense na Expodireto Cotrijal reafirma o empenho da administração municipal em acompanhar as principais tendências do agronegócio e fortalecer o diálogo com instituições e lideranças que contribuem para o desenvolvimento do setor.
Foto: Divulgação