O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) divulgou nesta semana o novo cronograma de publicações do Censo Demográfico 2022. Os dados, cuja coleta foi realizada no segundo semestre de 2022, seguirão sendo divulgados até o quarto trimestre de 2025, incluindo informações inéditas sobre pessoas com deficiência (PCDs), autistas, religião, migração, etnias e outros temas fundamentais para políticas públicas.
Os resultados ainda por vir abrangem tanto os dados do questionário universal, aplicado a todos os domicílios, quanto os do questionário da amostra, feito em residências selecionadas. A próxima divulgação está marcada para o dia 17 de abril, com foco nas características urbanísticas do entorno dos domicílios.
Entre os destaques do cronograma, estão:
- Dados sobre PCDs e autistas (2º trimestre de 2025)
- Informações sobre migração, religião, trabalho, fecundidade e nupcialidade
- Estatísticas específicas sobre populações indígenas e quilombolas
- Detalhes sobre favelas, comunidades urbanas e unidades de conservação
- Microdados e áreas de ponderação (3º trimestre)
Desde junho de 2023, já foram divulgados dados essenciais sobre população total, sexo, cor, idade, alfabetização e composição dos domicílios. O Brasil, em 2022, registrou 203.080.756 habitantes, sendo 51,5% mulheres, e com pretos e pardos somando a maioria da população.
A coordenadora do Censo, Giulia Scappini, destacou que a divulgação por etapas permite agilidade e precisão. “São mais de 25 produtos já entregues, e mais de uma dezena virão ao longo de 2025. O tratamento dos dados exige alto rigor técnico”, explicou.
Todos os dados e produtos estão disponíveis no site oficial do IBGE, em um painel interativo que resume os principais destaques do levantamento.
Foto: Tânia Rego