O South Summit Brazil 2025 foi oficialmente aberto na tarde desta quarta-feira (9/4), no Cais Mauá, em Porto Alegre, com a presença do governador Eduardo Leite. A cerimônia aconteceu no palco Arena Stage, reunindo autoridades e público após um dia intenso de atividades. Em sua quarta edição, o evento reforça seu papel como um dos maiores encontros de inovação da América Latina, com ênfase neste ano em resiliência climática e sustentabilidade.
Correalizado pelo governo do Estado, o South Summit 2025 se reveste de simbolismo. A realização no Cais, área atingida pela enchente histórica de 2024, é vista por Leite como um marco da capacidade de resistência e reconstrução do povo gaúcho. “O Brasil e o mundo olharam para o RS pela dor que sentimos. Agora podem ver nossa força em seguir em frente”, destacou.
Durante a solenidade, o governador também ressaltou a importância da inovação no processo de reativação econômica do Estado, dentro do Plano Rio Grande. Ele afirmou que “nosso compromisso é fazer o Rio Grande do Sul mais forte e capaz de suportar futuros eventos climáticos”.
Além da cerimônia de abertura, Leite participou de um painel que abordou estratégias para a resiliência e a preparação do RS frente a eventos climáticos extremos. A inovação é vista como ferramenta-chave para transformar o Estado, conectando academia, startups e investidores, e promovendo soluções práticas.
O evento, que segue até sexta-feira (11/4), conta com sete palcos e mais de 200 painéis e palestras, abordando temas como empreendedorismo, inteligência artificial, transformação digital e desenvolvimento sustentável. A programação do governo estadual, transmitida ao vivo no YouTube, ocorre no palco RS Innovation Stage.
Outro destaque é o Marketplace, com expositores de diversas áreas. O estande global do governo apresenta serviços públicos e soluções tecnológicas, além de contar com mais 30 estandes menores voltados à Sict, Fapergs, ecossistemas regionais e à Cufa-RS.
A experiência sensorial fica por conta do Viva o RS Boat, uma ação da Secretaria de Turismo com o Sebrae-RS e a Wine Locals, que oferece um passeio exclusivo pelo Cais Embarcadero, harmonizando vinhos e sabores típicos do Estado.
Foto: Vitor Rosa/Secom