Criatório da Serra Gaúcha também foi premiado
O dia chuvoso na Serra catarinense não impediu visitantes e pecuaristas de prestigiarem os julgamentos dos animais da raça Devon, na Expolages, maior feira agropecuária de Santa Catarina, nesta quarta-feira, 9 de outubro. A Cabanha Estância do Pinheirinho, de Anita Garibaldi (SC), que participa pela primeira vez de uma exposição agropecuária, levou os grandes campeonatos Devon de rústicos e de argola.
“As duas fêmeas Grandes Campeãs são criação nossa. Iniciamos em 2018, com cruzas Devon, e com a cabanha em 2020. Trabalhamos com melhoramento genético para agregar ao nosso rebanho e seguimos cada dia mais motivados, porque acreditamos muito na raça completa que é a Devon. A premiação foi uma surpresa muito gratificante”, comemorou a criadora Juliana Frescki. O evento acontece até o dia 14 de outubro, no Parque de Exposições Conta Dinheiro, em Lages (SC).
A primeira premiação veio pela manhã, na avaliação de rústicos. A fêmea premiada foi Soberana da Estância do Pinheirinho, box 119 e tatuagem 033. O título de reservada de Grande Campeã foi para o exemplar Garcia 39 Bacharel do Nondas, box 105, tatuagem 39, de Adriano Nath Garcia, da Cabanha Nondas, de São José do Cerrito (SC).
Entre os machos rústicos, o Grande Campeão é o touro Sincelo 143 G4012 Santa Clara 2510, box 113, de Odirlei Gaio, Cabanha Sincelo, de Urupema, (SC). O reservado de Grande Campeão é Estrela do Sul TE82 Odin, box 109, tatuagem 82,de Istélio José Souto Maior Camargo, da Cabanha Estrela do Sul, de Capão Alto (SC).
À tarde, foi a vez dos animais de argola entrarem em pista. O título de Grande Campeão foi para o touro Brigadeiro Yan 829, box 30, tatuagem 829, de Luiz Fernando Cirne-Lima e Gilson Barreto Hoffmann, da Cabanha Santa Lúcia, de André da Rocha, no Rio Grande do Sul.
“Ficamos muito contentes com a conquista, a competição reuniu animais de excelente qualidade e isso certamente tornou muito difícil a escolha pelo jurado,” afirmou o pecuarista gaúcho que julgou a raça Devon na Expolages 2018. O reprodutor é irmão da grande campeã da Expointer 2024, realizada há pouco mais de um mês, no Rio Grande do Sul. O reservado de Grande Campeão é o exemplar IA 71 Dimitri II SS SL, box 27, tatuagem 71, de Simone Bianchini e Filhos, da Cabanha São Luiz, de São José do Cerrito (SC).
Entre as fêmeas, o prêmio de Grande Campeã foi para a terneira 52 Diva da Estância do Pinheirinho, box 34, tatuagem 052, que deu o segundo grande campeonato à Cabanha Estância do Pinheirinho, de Juliana Frescki, de Anita Garibaldi (SC). O título de reservada de Grande Campeã foi para a vaca de tatuagem 600, Dinamite de Santa Lúcia 600, box 40, da Cabanha Santa Lúcia, de André da Rocha (RS).
O jurado Leonardo Wiggers relata que viu em pista exemplares homogêneos, muito bem preparados, bem apresentados e com qualidade excepcional – e ressaltou a presença de animais jovens. “Um bom exemplo é a terneira Grande Campeã, que representa uma grande evolução da raça. Foi uma honra ter julgado a raça Devon em uma grande exposição de Santa Catarina, na região onde o Devon é uma das principais raças criadas e é um gado muito bem adaptado”, avaliou o médico veterinário.
Para o presidente do Núcleo de Criadores de Devon e Bravon de Lages, Ademar Roesner, o Devon ganhou espaço na feira e teve participação diferenciada pela qualidade dos exemplares, além do número recorde de 11 cabanhas participantes. “Trouxemos animais de genética superior, tanto rústicos quanto de argola, que são resultado de investimentos em melhoramento. Isso faz a diferença num palco tão importante como a Expolages”, frisou Roesner.
Fotos: Fom Conradi