Bonotto e Eder conhecem projeto Turismo Rural implementado em Pinhal da Serra

O desenvolvimento do Turismo como vetor econômico em Lagoa Vermelha tem sido uma das frentes de atuação do Governo Municipal. Com o resultado, Lagoa Vermelha já conquistou o título de Capital Nacional do Churrasco, desenvolveu o Plano Municipal de Turismo e capitaneou recursos junto ao Governo do Estado para investimento na infraestrutura turística.

Para 2023, o Executivo tem planos de dar novos passos neste caminho. Para tanto, na última sexta-feira (9) o prefeito Gustavo Bonotto, o vice-prefeito Eder Piardi e a chefe do escritório da Emater em Lagoa Vermelha, Denise Ferreira, estiveram no município vizinho de Pinhal da Serra para conhecer projeto desenvolvido para o fomento ao turismo rural.

Em Pinhal da Serra, por meio de uma parceria entre a Prefeitura e o escritório da Emater, o município desenvolveu um roteiro turístico que envolveu 9 propriedades rurais. Para efetivar o projeto, foi investido na construção de quiosques com estrutura básica para o acolhimento de visitantes em cada uma das 9 propriedades.

Chegando em Pinhal da Serra, a comitiva de Lagoa Vermelha foi recebida pelo responsável pelo Departamento de Turismo de Pinhal da Serra, Pedro Costa. Em passagem pela Prefeitura, foram recebidos pelo secretário da Administração e ex-prefeito, Anderson de Jesus Costa. Já, durante o passeio, o vice-prefeito de Pinhal da Serra, Ricardo Melo de Lima, também os acompanhou.

No período da implementação do projeto do roteiro e dos quiosques, Pedro Costa atuava na Emater, juntamente com a extensionista Denise Ferreira que, naquela época, trabalhava em Pinhal da Serra.

Durante a visita, a comitiva de Lagoa Vermelha visitou a Vinícola Stuani e o Camping do Andrinho, duas propriedades contempladas com a construção dos quiosques. Também estiveram na Agroindústria Encanto e Sabor, na Usina Hidrelétrica Barra Grande, no Parque Arqueológico do Homem do Planalto das Araucárias, patrimônio nacional instituído pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

O prefeito Gustavo Bonotto elogiou a iniciativa de Pinhal da Serra e acredita que Lagoa Vermelha tem potencial para o estabelecimento de um projeto semelhante, em que propriedades rurais tenham estrutura mínima para o acolhimento de turistas.
Para tanto, o município já possui instrumentos legais para o incentivo financeiro, que são a Lei 7.899/2022 e o Decreto 8.939/2022. Esses instrumentos possibilitarão a efetivação de avanços em direção ao desenvolvimento do Turismo de Lagoa Vermelha em 2023.

Foto: Natalia Biazus

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress