Benhur Bortolotto é o novo diretor do Instituto Estadual do Livro

O Instituto Estadual do Livro (IEL), instituição da Secretaria da Cultura (Sedac), está sob nova direção, com Benhur Bortolotto à frente da gestão e curadoria dos projetos.

Filósofo e doutor em Literatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Bortolotto assume o cargo deixado por Patrícia Langlois e terá a missão de dar continuidade ao trabalho do instituto de difundir a literatura produzida no Estado.

Como pesquisador, Bortolotto publicou artigos acadêmicos, nas áreas de literatura e linguística, em periódicos importantes – como a Revista de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo e a Bakhtiniana: a Journal of Discourse Studies. Na gestão pública, foi presidente do Conselho Estadual de Cultura de agosto de 2021 a agosto de 2022. Está desde fevereiro à frente do Departamento de Livro, Leitura e Literatura da Sedac, ao qual o IEL é vinculado.

Sobre o IEL

O instituto foi criado em 29 de janeiro de 1954, buscando propagar a literatura produzida no Rio Grande do Sul, apoiando o surgimento de novos escritores e trabalhando para a preservação da memória literária e cultural do Estado.

O IEL tem como função principal realizar atividades associadas ao livro, como edições de textos originais de autores estreantes ou de obras clássicas; promoção de encontros de escritores com a comunidade; organização de seminários; viabilização de uma política do livro e da leitura; e cooperação com entidades públicas e editoras locais.

Atualmente está localizado na rua André Puente, 318, em Porto Alegre. Antes, o local abrigava o Arquivo Histórico do Estado. O espaço foi totalmente reformado para abrigar os diversos setores que compõem o IEL – como o Centro de Documentação Lígia Averbuck e a Sala Lila Ripoll, espaço que se destina a seminários e palestras, com capacidade para 60 pessoas.

Foto: Rafael Varela

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados