Tendo por local a secretaria municipal da Saúde, nesta sexta-feira, 19, aconteceu reunião envolvendo vários setores da sociedade, quando foi analisada a instalação do serviço de hemodiálise em Lagoa Vermelha.
Presenças do prefeito em exercício Eder Piardi; secretário municipal da Saúde, Eloir Morona; integrantes da direção da 6ª Coordenadoria Regional da Saúde com sede em Passo Fundo; direção da Fundação Araucária/Hospital São Paulo; secretário estadual do Desenvolvimento Rural, deputado Ronaldo Santini; seu secretário adjunto, Lindomar do Carmo Moraes; vereadores Valdir Pomatti e Gabriel Vieira; secretário municipal, Idenir Deggerone; imprensa e convidados.
Sinalizado o apoio do governo do Estado, através de mediação de deputado Ronaldo Santini, o Poder Público Municipal e entidades, agora buscam discutir a gestão do serviço e espaço físico para instalação do serviço de hemodiálise que pretende atender, em nível regional, entre 60 e 80 pacientes.
Segundo foi anunciado, em linhas gerais, o investimento deve ficar em torno de R$ 3 milhões, valores que poderão ser reduzidos fruto de parceria que deverá ser firmada com a Fundação Araucária, onde deve ser instalado o serviço de hemodiálise.
As tratativas avançam para implantação do importante serviço que deve beneficiar não só os mais de vinte pacientes de Lagoa Vermelha, mas outras duas dezenas de municípios da região.
Os envolvidos na reunião estiveram visitando as dependências do Hospital, conhecendo a estrutura que poderá ser aproveitada e ampliada.
Foto: Marcos Roberto Nepomuceno