Assembleia Regional Ampliada do Corede Nordeste para a Consulta Popular 2024 será realizada nesta quarta-feira em Ibiaçá

Nesta quarta-feira, 6 de novembro, será realizada em Ibiaçá a Assembleia Regional Ampliada do Corede Nordeste, evento fundamental para definir as propostas que irão compor a cédula de votação da Consulta Popular 2024 nas regiões. A assembleia acontecerá na Prefeitura de Ibiaçá, a partir das 9h15, e contará com a presença da equipe do Departamento de Articulação Regional e Participação (Darp), da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (SPGG), que organiza a Consulta Popular e coordena os Conselhos Municipais de Desenvolvimento (Comudes).

Durante o encontro, serão apresentados os resultados das assembleias microrregionais, a composição das cédulas de votação, o número de projetos a serem eleitos, além da definição entre projetos regionais e municipais. Na última assembleia microrregional, realizada em Lagoa Vermelha, foram selecionadas propostas significativas para a cédula da Consulta Popular 2024, incluindo:

  • Meio Ambiente: Criação de um centro de atendimento regional para emergências climáticas, com grupos operacionais e equipamentos em cada município da região.
  • Esporte e Lazer: Programa de apoio a atividades esportivas regionais, com fornecimento de material, premiação e arbitragem, incluindo o financiamento da COPA AMUNOR de categorias de base.
  • Agricultura: Ampliação do Consórcio Intermunicipal da Região Nordeste (CIRENOR), com a aquisição de maquinário para patrulha agrícola intermunicipal.
  • Justiça e Direitos Humanos: Reestruturação da Coordenadoria da Mulher em Lagoa Vermelha, focada no combate à violência e feminicídio, além de apoio à capacitação profissional para mulheres.

Em 2024, a Consulta Popular recebeu 1.120 sugestões da população, um aumento de 31% em relação ao ano anterior. Para a execução dos projetos aprovados, o Governo do Estado destinará R$ 60 milhões.

Consulta Popular Instituída em 1998, a Consulta Popular é uma ferramenta de democracia participativa que permite aos cidadãos propor e votar nas prioridades regionais que poderão receber recursos do orçamento estadual, com valor definido anualmente.

Foto: Tatiana Tramontina

 

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress