Any Ortiz oficializa filiação ao Progressistas em Porto Alegre e reforça alinhamento político

A deputada federal Any Ortiz oficializou, na quinta-feira (26), sua filiação ao Progressistas, em ato realizado no Ritter Hotéis, em Porto Alegre.

O evento reuniu lideranças estaduais, municipais e federais da sigla, marcando a primeira mudança partidária da trajetória política da parlamentar.

Fortalecimento da atuação política

Durante o ato, Any destacou que a mudança fortalece sua atuação em Brasília e consolida seu alinhamento com um projeto político de centro-direita.

Ao deixar o Cidadania, a deputada ressaltou que a estrutura do Progressistas e a força da bancada federal foram determinantes para a decisão.

“Estou mudando de partido, mas não mudo meus posicionamentos. Escolho um partido onde posso defender, com mais estrutura e representação, aquilo que sempre acreditei”, afirmou.

Protagonismo feminino no partido

Com a filiação, Any passa a ser a única mulher da bancada federal do Progressistas pelo Rio Grande do Sul, ampliando o protagonismo feminino dentro da sigla.

Eleita com 119.039 votos, a parlamentar cumpre seu primeiro mandato como deputada federal, após ter atuado como deputada estadual por duas legislaturas e como vereadora em Porto Alegre.

Afinidade ideológica e expansão política

A deputada destacou que a decisão também foi motivada pela convergência de pautas com o partido, especialmente nas áreas de desenvolvimento econômico, empreendedorismo, liberdade econômica e gestão pública.

Segundo ela, o Progressistas oferece espaço para ampliar sua atuação política, com foco no fortalecimento da sigla na capital, região metropolitana e interior do Estado.

“Hoje é um dia muito importante e muito feliz. O PP me escolheu e eu escolhi o PP”, declarou.

Novas filiações fortalecem o partido

O evento também marcou a filiação de outras lideranças, como o deputado Gaúcho da Geral, o ex-deputado Sérgio Turra e o ex-participante do reality Matteus Amaral.

Além disso, foi realizada a filiação simbólica do deputado Rodrigo Lorenzoni, que já havia ingressado oficialmente no partido em junho de 2025.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados