Animais Devon de argola já chegaram ao Parque Assis Brasil para a Expointer 2023

Todos os animais de argola da raça Devon que participam da 46ª Expointer, que acontece de 26 de agosto a 3 de setembro, já estão no Parque de Exposições Assis Brasil, em Esteio (RS). Os exemplares deram entrada entre a última quarta -feira (23/8) e a manhã desta sexta (25/8). A raça de pelo avermelhado tem como uma de suas principais características a mansidão, o que torna tranquilo o passeio dos visitantes pelas baias, no Pavilhão do Gado de Corte, onde ficam em exposição e são muito requisitados para fotos.

Outros 16 animais, rústicos, são esperados para a próxima quarta-feira, conforme regulamento oficial, totalizando os 67 inscritos da raça Devon. A Associação Brasileira de Criadores de Devon e Bravon (ABCDB) organizou uma diversificada programação para os nove dias de evento.

Julgamentos – As atividades oficiais com os animais começam no sábado (26/8), com o julgamento de admissão dos exemplares de argola, a partir das 13h. Os julgamentos de classificação acontecem durante todo o dia 30 de agosto, quarta-feira. A avaliação das fêmeas será pela manhã e dos machos à tarde, com transmissão ao vivo pelo Lance Rural e canal da Devon Brasil no YouTube.  A apresentação será de Thiago Jacques, médico veterinário e técnico da raça, com comentários de Eduardo Duval, engenheiro agrônomo, professor da UFPel e criador de Devon em Dom Pedrito (RS). Também serão escolhidos os vencedores do troféu Jovem Expositor e troféu Chiripá. A premiação ocorre no estande da Associação, às 18h, com desfile dos animais Grandes Campeões pelo Boulevard.

A programação dos rústicos estará concentrada na quinta-feira (31/8). Todos os inscritos passam pelos exames de admissão no início da manhã e, na sequência, entram em pista para o julgamento.

O jurado desta edição será o médico veterinário Lucas Hax, doutor em Biotecnologia, inspetor técnico da raça Devon e avaliador do PROMEBO há 10 anos. Hax foi diretor técnico e atualmente integra o conselho técnico da ABCDB e tem experiência como jurado em pistas no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Ele conta que recebeu o convite com grande satisfação. “Será uma honra e uma enorme responsabilidade poder avaliar os melhores animais da raça Devon do país e a certeza de que teremos muita qualidade em pista”.

A presidente da ABCDB, Elizabeth Cirne Lima, lembra que a Expointer é uma importante vitrine para os criadores apresentarem os resultado do melhoramento genético que praticam em suas cabanhas.“A ABCDB está adotando técnicas de seleção da pecuária moderna, a fim de qualificar o rebanho nacional e consolidar sua posição no mercado de carne premium”, ressalta.

Agenda diversificada –

A agenda da ABCDB na Expointer inclui, ainda, palestra sobre o Promebo, ministrada pela Superintendente de Registros da Associação Nacional de Criadores Herb-Book Collares (ANC). Será na terça-feira (29/8), às 10:30, no estande.

Também no dia 29, à tarde, às 16h, será a vez da Vitrine da Carne, em que cortes selecionados Devon serão preparados ao vivo e servidos ao público visitante, no Pavilhão Internacional. A Associação é parceira da Federação de Agricultura do Estado do Rio Grande do Sul (Farsul) desde a primeira edição do evento, em 2009, que tem o objetivo de conectar todos os elos da cadeia produtiva da carne, desde o pecuarista até o consumidor.

Em seguida, às 17h, acontece mais um Chá das 5, evento que está se tornando tradição, ao reunir mulheres criadoras para um reencontro e agradável bate-papo no estande da Associação. Por ser ponto de encontro de pecuaristas de diferentes regiões, a Expointer também é um momento de integração das famílias em torno do Devon e do Bravon.

Uma importante parceria com o Sebrae será celebrada na tarde do dia 31 de agosto, quinta-feira. Às 16h haverá apresentação de palestra sobre Avaliação Genômica aos associados e, em seguida, será assinado um memorando de intenções visando a cooperação entre as duas entidades. Após, os associados se reúnem em assembléia para assuntos de interesse da Associação.

Depois do sucesso do ano passado, a loja com a marca Devon está de volta com novos produtos à disposição do visitante. São itens variados, como roupas (coletes, camisas), chapéus, bonés, utilidades como bomba de chimarrão, louças (cálices, copos, canecas) e até bijouterias.

O restaurante estará sob a responsabilidade do Parrilla Restaurante, de Camaquã, especializado em assados de altíssima qualidade, e sobremesas uruguaias deliciosas. A equipe do chefe Chico Oliveira participa da Expointer pelo quarto ano. É aberto ao público e funciona junto ao estande da raça, no Boulevard.

Além disso, a carne certificada Devon, produzida pelo Frigorífico São João, também será servida na Noite do Assado 1%, promovida pela ANC, que ocorre no dia 28 (segunda-feira).

Programação ABCDB / Expointer 2023

25/8 (sexta-feira) – Prazo limite para a entrada dos animais de argola no Parque

26/8 (sábado) – 13h Julgamento de admissão, pesagem e ultrassonografia dos animais de argola

29/8 (terça-feira) – 10:30 Palestra Promebo, com Silvia Freitas Superintendente de Registros da ANC (Local: estande)

16h Vitrine da Carne Gaúcha (Local: pavilhão internacional)

17h Chá das Cinco (Local: estande)

30/8 (quarta-feira) – 9h Julgamento fêmeas de argola (Local: pista 5)

– 11:30 Escolha do troféu Jovem Expositor e troféu Chiripá / Fêmeas (Local: Pista 5)

– 13h Julgamento Machos de argola (Local: pista 5)

– 17h Escolha do Troféu Jovem Expositor e Troféu Chiripá / Machos

– Até 17h – prazo final para entrada dos exemplares rústicos no Parque

– 18h – Premiação e desfile dos Grandes Campeões (Local: estande)

31/8 (quinta-feira) – 8h exame de admissão e pesagem dos animais rústicos (Local: mangueira de Rústicos)

– 10h Julgamento de rústicos (Local: pista 20)

– 16h Palestra Avaliação Genômica – Sebrae (Local: estande)

1º/9 (sexta-feira) – 10h – Desfile dos Grandes Campeões (Local: Pista Central)

Foto: PCD Fotografia

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados