A Fenasul Expoleite se inicia nesta quarta-feira (18/5), mas já abriu passagem para a entrada dos animais, no parque de exposições Assis Brasil, em Esteio. Valentina, uma vaca da raça jersey, e Maraísa, da raça holandesa, da Agropecuária Cavalheiro, de Boa Vista do Cadeado, foram as primeiras a chegar na segunda (16/5).
“A Valentina vai participar do Torneio Leiteiro da Associação dos Criadores de Gado Jersey do Brasil, e a Maraísa está no Circuito da Gadolando. É a primeira feira da Maraísa e a segunda da Valentina”, afirmou, na sexta Fenasul da qual participa o criador Leopoldo Cavalheiro, que trabalha com melhoramento genético com ambas as raças há mais de 30 anos.
Também chegaram cedo 17 animais da Fazenda Santo Izidro, da localidade de Rincão do São Miguel, em Alegrete, de propriedade de Marcírio Alves.
Ao todo, o parque vai reunir 687 animais inscritos para a feira, que será realizada até domingo (22/5), exemplares das raças do gado leiteiro, gado de corte, bubalinos, equinos, aves e coelhos. As inscrições dos animais que participarão da exposição, de julgamentos e de provas foram feitas pelas associações de raça e encaminhadas para a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr). Ao todo, foram inscritas 101 vacas da raça Holandês, 82 Jersey, 22 Gir Leiteiro e oito animais Girolando. Pela primeira vez presente na Fenasul Expoleite, os bubalinos vão ser representados por 10 animais.Também foram inscritos cinco exemplares da raça Simental e cinco da Simbrasil. Haverá também a presença de 118 coelhos e 67 aves. Entre os equinos, serão 67 cavalos Crioulos, 80 Mangalarga Marchador e 122 Mangalarga Paulista.
O coordenador do serviço de exposições e feiras da Secretaria da Agricultura, zootecnista Pablo Charão, diz que a recepção dos animais se estenderá até as 12h de qarta-feira (18/5), primeiro dia do evento. Só para os animais do concurso leiteiro, a entrada no parque ocorre até as 18h desta terça (17/5).
Charão reforçou para que os expositores fiquem atentos às exigências sanitárias para o ingresso de cada uma das espécies no parque. Somente será permitida a entrada de animais que não apresentem ectoparasitas e nem sintomas de doenças infectocontagiosas ou parasitárias, alertou. “Solicitamos aos criadores que, antes de transportar seus animais para o evento, façam uma revisão cuidadosa e que conversem com seus veterinários para evitar transtornos e custos desnecessários, além de estresse aos animais”, afirmou Charão.
Foto: Fernando Dias / Seapdr