A viticultura em Barracão

Mesmo ocupando somente 0,28% da área utilizada com atividade agrícola cultivada no município a estimativa do escritório da emater de Barracão é de que a viticultura movimentou no último ano cerca de 2 milhões de reais. Em nosso município a atividade iniciou a mais de 20 anos, com grande crescimento da área cultivada ocorrendo nos últimos 10.

Atualmente são cultivados 85 hectares de videiras conforme levantamento realizado este mês, das quais cerca de 75 estão em produção, predominando a cultivar bordô, tendo como principal destino fabricação de sucos e vinhos. Ela é fomentada pelas equipes da Emater-RS/Ascar e Secretaria Municipal de Agricultura, por se tratar de uma atividade que tem viabilizado a pequena propriedade e auxiliado na permanência de jovens no meio rural. No ano de 2017 foi firmada parceria entre EMBRAPA UVA E VINHO, prefeitura municipal de Barracão, viticultor e Emater para instalação da unidade demonstrativa, que é a propriedade sede do evento que está na segunda edição.

A primeira edição ocorreu no ano de 2019, contando com a participação de mais de 100 pessoas entre viticultores e técnicos da área, residentes dos municípios lindeiros tanto do restado do Rio Grande do Sul quanto de Santa Catarina. A segunda edição está ocorrendo somente agora em função da pandemia de covid-19.

Facebook
Twitter
WhatsApp
Posts Recomendados
plugins premium WordPress