Close

Sign In

Close

Vice-prefeita prestigia sessão solene em homenagem a Semana Farroupilha

Vice-prefeita prestigia sessão solene em homenagem a Semana Farroupilha

Na noite desta quinta-feira, 19, prosseguindo as atividades da Semana Farroupilha de Lagoa Vermelha, ocorreu no Plenário da Câmara Municipal, sessão solene em comemoração a semana do gaúcho. Na ocasião foi prestada homenagem para a tradicionalista Jocelaine Carneiro e para o músico, cantor e compositor, Élio da Rosa Xavier, o Porca Véia.

Ana Catarina destacou a importância do tradicionalista Eduardo Melo, responsável a 28 anos pela chegada da chama crioula em Lagoa Vermelha, ressaltando a merecida homenagem a este tradicionalista que com o Piquete 35, levam cultura de nosso chão para as mais distantes regiões deste Rio Grande.A vice-prefeita Ana Catarina Lenzi Pacheco, frisou que o movimento tradicionalista preocupa-se diuturnamente com a cultura dos gaúchos, desde criança quando nos deparamos com os campos, as serras, os rios deste pago, quando ouvimos narrações dos antigos, os passeios pelos mais belos recantos do nosso Rio Grande do Sul, tornam fecundos os nossos corações para receber a mais bela história riograndense.

Enfatizou também, a capacidade agregadora, o espírito de liderança, a vontade de ensinar, a forma simples e leal de ser, da homenageada da Semana Farroupilha, Jocelaine Carneiro. “Temos muito orgulho, por mais uma vez, uma mulher receber esta honrosa distinção, mostrando assim, que nós mulheres, somos tão capazes quanto os homens, para levar movimento tradicionalista ao lugar de destaque que ele merecer.”

Para finalizar, a vice-prefeita, homenageou, junto ao Poder Legislativo, o querido Porca Véia, que com suas inúmeras composições canta a saudade, a sua terra natal Lagoa Vermelha, as amizades, as festas e tantos outros temas que lhe tocam o coração: “Desejamos que a tua aposentadoria seja apenas para seu descanso merecido, que não deixes nunca de compor, tocar e cantar para nosso povo ávido de cultura musical, ávido de boas letras, boas músicas e bons cantores.” Queremos te ver sempre aqui, para cantar:

“Que linda é minha terra

Vestida de verde

A gente se perde

Bombeando horizontes

A água das fontes

Murmúrios suaves

E o canto das aves

Além pelos montes…” ressalta a vice-prefeita.

Ainda na ocasião, Porca Véia, emocionou o público presente:

“Procurei levar as coisas da minha terra e do meu povo por todos os recantos que passei e continuo fazendo isso de uma forma simples, porque quis e até hoje faço. Tenho a dedicação imensa para mostrar o quanto é bela a simplicidade da música gaúcha e com isso sempre tive muitas alegrias na minha vida. Fico feliz em retornar a nossa querida Lagoa Vermelha. Lembro-me de quantas vezes passei por essas ruas e hoje estou recebendo esta homenagem por bondade do meu povo. Tenho muito orgulho disso, vou continuar levando aonde eu for o nome de Lagoa Vermelha e do meu povo. Que Deus proteja a minha terra, o meu povo e a todos nós.”


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios