Close

Sign In

Close

Segredos e cuidados com a barba – Edição de Agosto de 2017

Já faz um tempo em que o visual barbudo entrou no gosto masculino e atraiu até a preferência de muitas mulheres. Mas, ao contrário do que pode parecer, fazer a barba crescer, deixar ela bonita e saudável exigem muito mais atenção e alguns cuidados básicos especiais.Já faz um tempo em que o visual barbudo entrou no gosto masculino e atraiu até a preferência de muitas mulheres. Mas, ao contrário do que pode parecer, fazer a barba crescer, deixar ela bonita e saudável exigem muito mais atenção e alguns cuidados básicos especiais.Os homens procuram o dermatologista quando querem manter uma barba mais cheia, mais densa, sem falhas ou, até mesmo, para controlar algumas irritações que podem ocorrer. Confira as dúvidas mais comuns dos pacientes:

Volume

O volume está diretamente ligado a quantidade de unidades foliculares na região, algo que é geneticamente estabelecido. Cada indivíduo já nasce com isto determinado. Por exemplo, o homem que tem a barba fechada tem uma genética que promove essa evolução. Outro fator que exerce grande influência é o próprio hormônio masculino: a testosterona, que tem a capacidade de influenciar o crescimento e desenvolvimento desses pêlos.

Não cresce e apresenta falhas

Quando é rala, pode ser uma condição genética. Mas se a falha está presente apenas em algumas áreas, pode ser um problema chamado Alopecia Areata, que é a queda repentina dos pêlos naquela região, formando falhas. Outros tipos de falhas também podem ser causadas por fungos.

Coceira

Pode ter uma coceira normal, quando a barba está crescendo. O problema é quando ocorre uma irritação conhecida como dermatite seborréica. Os sintomas são coceira, descamação e vermelhidão. Pode estar associada à caspa do couro cabeludo. Quando também há a presença de espinhas pode se tratar de um caso de Pseudofoliculite da Barba. O tratamento dos dois casos deve ser feito com um especialista.

Cuidando da barba

Manter uma barba bonita exige cuidados constantes para evitar a concentração e proliferação de bactérias. Quanto mais comprida, maior o cuidado. É necessário lavar com xampu e passar condicionador diariamente, para que a pele que está abaixo não fique tão ressecada. Depois do banho, quando os fios ainda estão úmidos, é bom desembaraçá-los com a escova ou pente.  As cerdas da escova não podem ser muito moles e os dentes do pente não devem ser largos nem estreitos demais, para não quebrar os fios. O secador também pode ser usado, desde que em temperatura morna para fria e com o bocal do aparelho direcionado para baixo, para não queimar os lábios ou o rosto e garantir que os pêlos fiquem certinhos e com volume na medida.


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios