Close

Sign In

Close

Qual a diferença entre lustres, pendentes e luminárias? – Edição de Abril de 2018

 

A escolha de lustre é feita a partir de cada ambiente: lustre para sala de estar, lustre para cozinha, lustre para dormitório e assim sucessivamente. Os lustres são um tipo de iluminação muito recorrente pelos arquitetos. Eles podem servir como um plano de iluminação principal, mas também podem ser objetos decorativos. Os lustres estão presentes nas mais variadas formas, sejam eles feitos de materiais valiosos e importados, como peças antigas de metais pesados ou cristais raros até formatos de vidro mais simples que conferem efeitos ótimos, e que também decoram muito bem!
Eles devem ser peças que dialoguem com o ambiente em tamanho e iluminação, podendo ser usados em: Salas de jantar; Halls de entrada; Salas de estar; Corredores amplos e etc.

Lustres
É composto por vários braços (ramificações ou aranhas para diversas lâmpadas ou velas) e suspensos no teto. As opções de lustres vão desde peças de metais pesados a cristais. Existem lustres rústicos, modernos e artesanais.

 

Pendentes
Suspenso, pendurado. Cada uma das superfícies contínuas e curvas, que estabelecem ligação entre a superfície. Podem ser usados em todos os ambientes de casas e escritórios.
Os pendentes são objetos mais voltados a decoração, no entanto não deixam de conferir iluminação ao ambiente e precisam sim serem pensados estrategicamente antes da implantação no projeto.
Eles são geralmente em longos fios com a fonte de luz na ponta inferior, aproximando-a dos pontos que carecem do recurso. São encontrados em várias texturas, formatos e tamanhos, podem ser rústicos, despojados, neutros, modernos, sofisticados, coloridos, entre outros. São bem charmosos e compõem a decoração de diversos locais, como: Bancadas; Mesas de refeição ou não; Mezaninos; Laterais de cama; Bancadas e etc.

Luminárias
As luminárias estão dispostas em categorias:

Articulada
Podem ser de mesa ou de chão, respectivamente o abajur e o pedestal. Elas podem ser usadas para iluminar lugares menores (mesa), como cabeceiras e locais de trabalho, como também para decoração e leitura (chão), salas de estar, quartos. Ainda há a opção de luminárias de chão para casa e jardim, que são em outros formatos menores e simplificados.

 

 

 

 

 

 

 

Arandela
São as luminárias de parede, usadas para decorar corredores, halls e ambientes de paisagem.

Sobrepor
São instaladas de forma bem exposta em paredes e tetos, iluminando o ambiente inteiro. Existem aquelas que se direcionam para locais diferenciados (spots), as que ficam suspensas no teto (pendentes) e ainda as que ficam rentes ao forro (plafons).

Embutir
Ela parece com a luminária de sobrepor, mas esta no caso fica mais escondida na hora da instalação, tendo efeito mais decorativo e deixando o ambiente aconchegante. Podem ser instaladas em qualquer lugar.

Contrate sempre um especialista para escolher destes itens, pois o bom gosto precisa estar em harmonia com cada ambiente!

 

 


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios