Close

Sign In

Close

Prefeito Getulio Cerioli comemora a implantação do Polo Tecnológico

Prefeito Getulio Cerioli comemora a implantação do Polo Tecnológico

O governo municipal esteve engajado na efetivação do Polo Tecnológico, numa parceria com o estado, empresas e universidade. A consolidação do Centro Vocacional e de Inovação Tecnológica da Indústria Moveleira da Região Nordeste é uma batalha  de longo tempo que contou com a parceria entre a administração municipal, CICAS, SICOM, UPF e com as empresas do município.

A criação contempla o projeto de desenvolvimento integral do município. “A instalação do Polo será um marco no desenvolvimento do setor industrial de Lagoa Vermelha. Haverá um aumento de competitividade, qualificação demão de obra, ocasionando em Lagoa Vermelha um salto no que diz respeito à inovação de produtos e aumento de conhecimento”, declara entusiasmado o chefe do executivo.

O Polo Moveleiro de Lagoa Vermelha tem 40 anos de história, possuindo mais de 60 indústrias na cidade e é responsável, na totalidade, somada as demais indústrias, por 30% da arrecadação tributária municipal, estando com o setor primário e com o comércio.

O SICOM e a CICAS tem por prerrogativas estar sempre engajados em todas as causas de interesses coletivos. Juntamente com a administração municipal, há anos, as entidades de classe do setor moveleiro de nosso município buscam pela instalação de uma escola profissionalizante, a fim de que possa solucionar a demanda de escassez de mão de obra qualificada.

Este é um pleito que remonta há mais de 20 anos e que depois de muitas reuniões com o SENAI, administração municipal, deputados, MOVERGS, viagens a FIERGS na capital do estado, finalmente, em 2012 o sonho da tão almejada Escola Técnica começou a sair do papel.

Conforme destacam a presidente da CICAS, Adriana Manto e o presidente do SICOM Valterez da Silva, durante o período de tratativas, especificamente em dois de setembro de 2013, a fim de estabelecer uma extensão do SENAI em Lagoa Vermelha, firmou-se um convênio de curso de aprendizagem na área de assistente administrativo. “As aulas estão sendo realizadas na UPF – Campus de Lagoa Vermelha, a qual prontamente cedeu o local para que pudéssemos dar início ao curso, já que a edificação e todos os tramites legais ainda demandariam tempo”.

Em reunião na prefeitura municipal, na última semana, o prefeito municipal Getulio Cerioli, a presidente da CICAS Adriana Manto e o presidente do SICOM Valterez da Silva comemoraram a conquista do município. “Acreditamos que esse investimento trará conseqüências que poderão ir além da qualificação educacional, uma vez que os reflexos de uma sociedade letrada e bem instruída vão desde bem-estar e saúde até a capacidade de seus cidadãos tomarem decisões mais críticas em benefício coletivo, contrapondo individualismos exagerados. Foi uma grande batalha que podemos dizer que vencemos com muito esforço, motivação, cooperação e união”.

Foto: Nathalia Zambotto


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios