Close

Sign In

Close

Podoposturologia – Edição de Outubro de 2015

A podoposturologia é um campo da fisioterapia que estuda as alterações posturais e ortopédicas através da análise dos pés, visando reeducar e realinhar as estruturas corporais. É uma técnica de origem francesa que auxilia na prevenção e no tratamento terapêutico através da prescrição de palmilhas posturais. Que podem ser utilizadas no tratamento e prevenção de dores na região lombar, quadril, joelho, tornozelo e pé. E também para dar apoio, corrigir deformidades e melhorar a função dos pés.
Tem como objetivo reorganizar o tônus das cadeias musculares por meio da reprogramação dos sensores podais e influenciar na postura corporal através de reflexos de correção para restauração do equilíbrio.
Sendo que o principal órgão de equilíbrio do corpo é o pé, ele regula a pressão e a distribuição do peso em relação ao solo e ao centro de gravidade. A planta dos pés é sensível a pequenas variações que são instantaneamente transmitidas ao sistema nervoso central. Quando apresentamos desequilíbrio neste sistema postural, surgem dores, enrijecimentos, contraturas musculares, patologias de ordem postural e limitações nos movimentos. Traumatismos nos pés, entorses de tornozelo, uso de sapatos inapropriados ou perturbações vindas dos olhos ou dentes são fatores que levam os pés a sofrerem modificações de posição e com isto, a partir deles, desequilibrar o sistema postural.
A reprogramação postural ocorre quando os mecanorreceptores da região plantar são ativados por uma deformação na pele proporcionada por relevos (peças podais) que são fixados nas palmilhas. Estas peças podais corretivas fornecem informações ao sistema nervoso central, e como resposta, o corpo produz um reequilíbrio postural através das reações reflexas tônicas musculares, corrigindo desta forma as assimetrias posturais.
As correções posturais resultantes do uso de palmilhas previnem o desgaste das articulações, organizam o tônus muscular e uma melhor harmonia articular, reduzindo as deformidades localizadas na coluna.
A palmilha é confecciona a partir de uma avaliação postural clínica individual, com a utilização de equipamentos, visando tratar disfunções específicas de acordo com a necessidade do paciente. Após a avaliação é iniciado o processo de confecção onde a palmilha é adaptada ao pé do paciente através do processo de termomoldagem, que favorece o maior contato da palmilha com os pés e facilita assim a captação dos estímulos pelo sistema nervoso. O paciente que faz uso da palmilha tem um acompanhamento personalizado durante o seu tratamento, através de reavaliações, até que o mesmo tenha alta.
Posicionadas entre o pé e o calçado, as palmilhas têm como objetivo reduzir o pico de pressão e distribuir a força de reação do solo por toda a região plantar, aumentando a eficiência do controle postural durante a posição ereta, na caminhada, na corrida, durante a realização de uma atividade física ou ocupacional.
A tecnologia utilizada na fabricação das palmilhas é europeia, elas absorvem o suor, os impactos sob os calcanhares, nas articulações dos membros superiores e na coluna vertebral durante o caminhar. A sensação é de conforto e bem-estar.
Algumas das principais indicações para tratamento através da podoposturologia:

dsoids

Ao notar alterações dos segmentos corporais, pés ou da forma de caminhar deve-se procurar um profissional especializado na área, pois quanto antes o tratamento tiver início, maiores e mais rápido serão sentidos os benefícios.

Página 43

Rúbia Brezolin Paiz
Crefito 10321LTT/F
Fisioterapeuta com formação em Podoposturologia, atende junto a clínica Fisio Center

fisiocentermarileia

 


2 Comentários + Novo Comentário

  1. Lemos o artigo, eu e o meu esposo e gostamos muito de todas as informações científicas ali transmitidas pela Fisioterapeuta Rubia Brezolin Paiz. As informações nos ajudarão é melhor compreender o aparecimento de disfunções ortopédicas e outras. Assim, queremos parabenizar a Profissional pelo excelente trabalho que vem desenvolvendo e pelas importantes informações aqui compartilhadas sobre a sua área de atuação. Parabéns é muito suçesso na carreira e na vida. PArabens também a Revista NG.

  2. Sou acadêmica de fisioterapia do 10° semestre , o meu trabalho de conclusão do curso é sobre a podoposturologia, gostaria de publicar a assim que estiver pronto , como faço para publicar na NG revista?

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios