Close

Sign In

Close

Ônibus Lilás estará em Lagoa Vermelha

Ônibus Lilás estará em Lagoa Vermelha

A secretária de Ação Social e Habitação, Ivanilde Lima Rodrigues e a Chefe de Departamento da secretaria, Paola Furtado estiveram na semana que passou na capital do estado em reunião na secretaria de Políticas para as Mulheres – SPM/RS.

Dentre os diversos assuntos em destaque, trataram acerca da Rede Lilás que articula ações coordenadas junto às instituições de acesso à segurança, à saúde, à educação à assistência social, ao mundo do trabalho e à justiça, levando as mulheres e as meninas gaúchas a saírem do ciclo de violência.

Destaca a secretária Ivanilde que a principal ferramenta dessa rede de atendimento às mulheres e de enfrentamento à violência é o Telefone Lilás 0800.541.0803. “Essa central de apoio gratuito acolhe as mulheres e monitora as denúncias, a proteção a punição de agressores, a inclusão social e a inclusão produtiva das mulheres”.

A principal notícia que a secretária trouxe dessa viajem é a vinda, pela primeira vez em nosso município, do Ônibus Lilás, que ficará em Lagoa Vermelha de 25 a 28 de fevereiro.

Equipado com salas fechadas para garantir privacidade, o ônibus lilás é um modelo de atendimento multidisciplinar para combate à violência contra a mulher. O atendimento no município vai disponibilizar uma psicóloga, uma assistente social e uma advogada, o que permite a interação efetiva dos diversos serviços, a orientação adequada e humanizada e, principalmente o acesso das mulheres em situação de violência a esses serviços.

Destaca a secretária que o intuito do Ônibus Lilás é levar informações de prevenção em relação à violência contra a mulher e o acolhimento em situações que já ocorreram.  “A intenção é que o ônibus não fique em um lugar fixo, queremos atingir o maior número de pessoas quanto for possível,” salienta.

A vinda do ônibus está dentro da programação que antecede o Dia da Mulher e os eventos alusivos em comemoração a data.

Foto: Nathalia Zambotto


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios