Close

Sign In

Close

Micoses: Como prevenir na pele, nas unhas e no couro cabeludo – Edição de Janeiro 2014

Como prevenir na pele, nas unhas e no couro cabeludo

Como pegamos a micose?

Mais comum no verão, são adquiridas principalmente em ambientes quentes e úmidos (piscina, sauna, vestiário, praia). Há fungos que habitam cães e gatos e a doença pode surgir do contato com estes animais. Compartilhar toalha, chinelo, escova de cabelo, alicate de unha e outros objetos pessoais contaminados são também fontes de contágio.

MORGANA2

Como se manifesta a doença?

Manchas brancas no tronco, no peito e costas, conhecidas como “pano branco”, é um tipo comum de micose.
Nos homens é comum vermelhidão, ardência e coceira na região da virilha. Entre os dedos dos pés causam fissuras e coceira, conhecidas como “frieiras”. As unhas tornam-se quebradiças, amareladas, grossas e descoladas. No couro cabeludo provocam coceira, descamação, queda de cabelo. Nos pés provocam coceira, bolinhas avermelhadas, descamação e rachaduras.

MORGANA

Como podemos previnir?

Seque muito bem após o banho as dobras de pele como as axilas, as virilhas e os dedos dos pés. Evite ficar com roupas de banho molhadas. Evite o contato prolongado com água e sabão. Não use objetos pessoais (roupas, calçados, pentes, toalhas, bonés) de outras pessoas. Não ande descalço em pisos úmidos (lava pés, vestiários, saunas). Observe a pele e o pêlo de seus animais de estimação (cães e gatos). Qualquer alteração como descamação ou falhas no pêlo procure o veterinário. Evite mexer com a terra sem usar luvas. Use somente o seu material de manicure. Evite usar calçados fechados o máximo possível. Opte pelos mais largos e ventilados.

MORGANA3

 

morgana

 


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios