Close

Sign In

Close

Ibiraiaras: Programa ALFA em destaque

Ibiraiaras: Programa ALFA em destaque

A turma do Programa ALFA do município de Ibiraiaras, vinculada ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR, apoiada pela Administração Municipal de Ibiraiaras, pela  secretaria municipal de Habitação e Ação Social, pela Sicredi e pela Escola Antônio Stella, que cedeu a sala para as aulas, conforme previsto desde o início,  está prestes a concluir seus trabalhos.

O Programa ALFA tem o objetivo de promover a alfabetização para a profissionalização. O Programa é destinado especialmente para adultos que não tiveram a oportunidade de se alfabetizar, nem estudar em sua juventude. A turma contou com a colaboração especial da monitora Neuza Cinelli  Vuelma que acompanhou desde o início todas as atividades com dedicação e eficiência com o apoio da Coordenadora Regional do SENAR Professora Terezinha de Jesus Bonotto.

 Durante a Semana da Pátria foram realizadas diversas atividades para intensificar o processo de aprendizagem dos alunos do Programa ALFA com temas relacionados ao período. No dia 02/09 a Professora Municipal Lúcia Cecchin abordou a história da Independência do Brasil. No dia 6 de setembro, a professora Nirdes Bortolini reproduziu um filme sobre história do Brasil, abrindo um debate sobre a história de nosso país, esclarecendo dúvidas e respondendo curiosidades dos alunos. Neste mesmo dia, a professora Catiane Bortolini e a turma 81 da Escola Antônio Stella apresentaram uma peça de teatro que retratou a Independência do Brasil de uma forma divertida e bem humorada.

Dando continuidade ao processo de ensino, no dia 12, as profissionais da equipe do CRAS de Ibiraiaras, Juliele Zanin e Patricia Provin, realizaram  atividades trabalhando o tema Motivação. Na mesma ocasião a Professora Terezinha de Jesus Bonotto,  desenvolveu algumas questões sobre Espiritualidade, apresentando técnicas e roteiros que ajudam a meditar e refletir de forma sadia e respeitosa as diferentes crenças presentes no grupo.

Dando sequência aos trabalhos, nos dias 23 e 24, a bióloga, Ingrid Ferreira, especialista em gerenciamento ambiental, instrutora do SENAR de Porto Alegre, irá trabalhar com os alunos sobre Saneamento Básico e desenvolver algumas atividades como técnicas para a lavagem de caixas d’água, produção de sabão de óleo de cozinha descartado e o preparo de minhocários campeiros.

No dia 4 de outubro, a partir das 19 horas, será realizada uma cerimônia  de encerramento do Projeto ALFA em Ibiraiaras. Acontecerá  nas dependências do CRAS  e contará com a presença de representantes do SENAR Estadual e autoridades municipais e  locais.

 


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios