Close

Sign In

Close

Gastronomia funcional – Edição de Outubro de 2013

A sociedade moderna tem se tornado cada vez mais complexa, modificando os padrões de vida. Antigamente as pessoas comiam apenas para sobreviver, o alimento era visto como fonte de energia. Com o passar do tempo elas começaram a se preocupar com os benefícios dos alimentos para a saúde e para a estética. Assim houve um aumento do interesse por alimentos mais saudáveis.
A alimentação influencia diretamente na saúde das pessoas, tanto na forma positiva quanto negativa. Como diz o ditado: Você é o que você come; alimento funcional é aquele que quando consumido, além de nutrir, possui efeitos benéficos à saúde e pode ser classificado quanto à sua fonte e benefício que oferecem ao organismo.
Devido ao estilo de vida atual e o surgimento de doenças, aumentou-se a busca por uma alimentação saudável, consumindo assim alimentos funcionais.

Receita – Risoto de quinoa com brócolis

Ingredientes

½ xícara de quinoa em grãos
1 maço de brócolis
½ cebola
3 dentes de alho
Azeite de oliva
1 xícara não muito cheia de castanha do Pará
Noz moscada
Caldo de legumes caseiro
Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo

1. Coloque água para ferver para cozinhar a quinoa. Quando estiver fervendo adicione a quinoa já lavada.
2. Lave o brócolis. Pique a cebola e o alho e doure no azeite, quando estiverem douradas adicione o brócolis picado, deixe em fogo médio e tampe para abafar, mexa de vez em quando até que esteja cozido, tempere com sal e noz moscada.
3. Bata no liquidificador as castanhas com 1 xícara de água quente. Bata bem e não coe.
4. Quando a quinoa começar a se abrir mas ainda estiver durinha, escorra e volte a panela, agora adicione o caldo de legumes e deixe ela acabar de cozinhar.
5. O líquido não será todo absorvido, se achar que tem necessidade, adicione um pouquinho de água.
6. Por fim, adicione o brócolis, misture bem. Acerte o sal se sentir necessidade.

6666

gastro


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios