Close

Sign In

Close

Feira do Livro Cultura na Praça 2013 é destaque

Feira do Livro Cultura na Praça 2013 é destaque

Espetacular! A afirmação do secretário municipal de Educação, Cultura e Desporto, Ranyeri Bozza, define o sucesso da Feira do Livro – Cultura na Praça 2013. O evento literário e cultural de Lagoa Vermelha superou todas as expectativas de público, venda de livros e foi marcado pela diversidade de atrações.

Milhares de pessoas passaram pela Praça Frei Mateus Dolzan nos cinco dias de programação. Desde a abertura na quarta-feira (6) havia o indicativo de sucesso proporcionado pela presença de crianças, jovens e adultos em busca de literatura, arte e conhecimento.

 Venda de livros

Entre os expositores a procura por livros literários, técnicos e científicos apresentou resultados positivos todos os dias. O faturamento médio dos livreiros foi na ordem de R$15 mil, conforme levantamento preliminar realizado pela organização. Ao todo foram oito bancas, a maioria delas ocupada por feirantes vindos de outros municípios e estados. Todos destacaram a feira do livro de Lagoa Vermelha como uma das mais organizadas e mais visitadas pelo público. Comerciantes de Lagoa Vermelha que optaram por vender na praça registraram acréscimo de 80% nas vendas de livro em relação ao fluxo interno das lojas.

Diversidade de atrações

O secretário Ranyeri Bozza cita a diversidade de atrações como fator determinante para o sucesso da feira do livro. Conforme o professor a programação foi cuidadosamente elaborada dentro de um contexto pedagógico para levar à praça obras literárias, peças teatrais, espetáculos de dança e arte, proporcionando o encontro dos autores, escritores e artistas com o público de todas as idades.

Patrono elogia evento

A organização e o sucesso do evento foram elogiados pelo patrono, jornalista e escritor Juremir Machado. Ele se fez presente em dois dias da feira e ao despedir-se afirmou que a feira de Lagoa Vermelha foi uma das melhores que já participou. Ele citou a presença de autoridades e leitores de todas as idades como elementos que proporcionaram um diferencial de qualidade na programação.

“Livro é magia, mistério, encanto e sedução”

Autor da frase que simbolizou os objetivos da feira do Livro, Juremir Machado participou de três encontros com o público. Aos adultos, expôs suas correntes ideológicos e retratou todo o processo de criação de suas obras:

“Não tenho filhos, carteira de motorista, carro, caixa de ferramentas e não vou ao supermercado. Assim, arrumo tempo para escrever sobre coisas que me interessam”, afirmou.

Em dois encontros com o público infantil, o patrono falou dos primeiros livros que leu e estimulou crianças, jovens e adultos ao mundo da leitura.

“Livro é magia, mistério, encanto e sedução”, reiterou para o público atento.

Formação de novos leitores

O secretário Ranyeri Bozza ressalta que a grande conquista da Feira do Livro – Cultura na Praça 2013 é a formação de novos leitores. O trabalho começou com a distribuição de livros para que professores trabalhassem com alunos em sala de aula, sobre os autores e obras presentes na feira. Na Lona Branca foi realizada a exposição das releituras no Espaço Escola:

 “Percebemos o resultado positivo deste trabalho com as vendas registradas nos estandes e com a perfeita interação das atrações com nossos estudantes”, destaca Ranyeri.

Conforme pesquisa da secretaria municipal de Educação, Cultura e Desporto, o maior volume de vendas ocorreu para o público de até 15 anos:

“Atingimos nossos objetivos e acreditamos que as sementes lançadas serão um novo marco no desenvolvimento de Lagoa Vermelha”, finaliza o secretário Ranyeri Bozza.

Foto: Jean Cirino


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios