Close

Sign In

Close

Faleceu, em Lagoa Vermelha, Dr. Arlindo Lóttici

Faleceu, em Lagoa Vermelha, Dr. Arlindo Lóttici

                Faleceu na manhã deste domingo, 8 de dezembro, o cirurgião dentista e agropecuarista, Arlindo Lóttici, aos 82 anos de idade. Dr. Arlindo era colunista do jornal Folha do Nordeste, onde há mais de uma década, escrevia todas as semanas, artigos de opinião, enfatizando assuntos ligados à Lagoa Vermelha e região, bem como o cotidiano.

                O sepultamento do Dr. Arlindo Lóttici será realizado amanhã, segunda-feira, às 9 horas. Seu corpo está sendo velado na Funerária Lagoense.

UM POUCO DA HISTÓRIA DE ARLINDO LÓTTICI

 

Filho de Pedro Lóttici e Amônica Busato, nascido em 25 de março de 1931, em Vila Maria, então município de Guaporé-RS. Foi o quarto filho de Pedro e Amônica.

Ficou órfão aos dois anos de idade. Ficou aos cuidados das tias, irmãs do pai, até que este casou novamente, com Florentina Kis, também viúva.

                               Florentina tinha uma filha, Angelina Valiatti, que casou com Atilio Novelo.

A família mudou-se do interior de Vila Maria, onde o avô paterno tinha serraria, para o interior de Marau, São Caetano, onde seu pai construiu uma serraria.

                               Neste local foi alfabetizado. Após alguns anos a família mudou-se para São Pedro do Iraxim, São José do Ouro, Lagoa Vermelha.

                               Recorda-se unicamente, pela pouca idade, como ele mesmo dizia, quando em um pequeno caminhão com os irmãos foi a Guaporé onde estava moribunda sua mãe aos vinte oito anos de idade, falecida em primeiro de fevereiro de 1934.

                               Depois, recorda-se do dia do segundo casamento do pai, porque sentaram à mesa dos recém casados (coisa inédita naquela época). Recorda-se também da mudança, em carreta, de Vila Maria e São Caetano – Marau.

                Seu pai, quiçá por falta de recursos financeiros, resolveu sem pedir seu desejo, mandá-lo estudar para padre. Não acatou ao desejo paterno, não era seu desejo, desistiu.

                Após foi para Passo Fundo estudar. Ainda estava sem rumo. Lá fez o ginásio, o curso de Contabilidade e o Cientifico no Colégio Conceição.

                Na mesma época serviu o exército e de lá saiu como sargento enfermeiro da reserva. Decidiu, a seguir, estudar Odontologia. Foi para Florianópolis, onde aprovado se formou Cirurgião Dentista em dezembro de 1956.

No dia de sua formatura noivou com Zoraida Luiz Ceolin. Em fevereiro de 1957 abriu consultório em Lagoa Vermelha.

Após um ano casou com a professora Zoraida, com quem viveu até hoje, e deste matrimônio tiveram três filhos: Solon, Cirurgião Dentista, Franco, Engenheiro Agrícola, falecido aos trinta e três anos e Leandro formado em Ciências Contábeis e Administração de Empresas. e campeão Estadual de Chula.

Arlindo Lóttici foi um dos conceituados cirurgiões dentistas de Lagoa Vermelha, possuindo respeito e admiração.

 

Na foto, com seus filhos, Leandro e Solon.


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios