Close

Sign In

Close

Diet e Light entenda as diferenças – Edição de Agosto 2017

 

Com a oferta do mercado cada vez maior em produtos destinados às dietas alimentares é muito comum ver nas prateleiras do supermercado a descrição diet ou light. Mas você sabe diferenciar exatamente para que servem (e para que tipo de público) esses itens foram feitos?

Diet é a denominação dada ao produto que teve a substituição total de um ingrediente, tais como o açúcar, a gordura ou o sódio. Ele é indicado para pessoas que necessitam de uma restrição completa de certa substância como, por exemplo, os diabéticos tipo 1 (dependentes de insulina). Gelatinas, geleias, doces e iogurtes diet podem ter o açúcar retirado da sua composição, mas ainda assim conter outros nutrientes, como carboidratos complexos, proteínas e gorduras – algumas vezes até em maiores quantidades para “compensar” o sabor. Ou seja, podem ser mais ou menos concentrados. Então, não necessariamente vão te ajudar a emagrecer, pois, eles não foram feitos para este fim.

Light indica uma redução de pelo menos 25% de um determinado item em comparação à sua versão tradicional. O teor reduzido o torna, usualmente menos calórico, ou menos rico em sal, açúcar, etc; mas ainda assim esses nutrientes estão presentes ali. Isso quer dizer que nem sempre podem ser consumidos por pacientes enfermos, e que seu consumo também não deve ser feito de maneira exagerada.

O que na maioria das vezes não é considerado no momento da compra, é que nem todo produto diet ou light é mais saudável. Bem como pode não lhe ajudar a perder peso. É preciso frisar que os alimentos industrializados e ultraprocessados tem uma adição muito expressiva de aditivos alimentares (conservantes, aromatizantes, antiumectantes, entre outros) e que para a nossa saúde, isso pode representar um sério risco.

Alimento saudável é acima de tudo, aquele que contém o mínimo possível de processamento. É aquele que sai direto da horta e que tem o caminho mais curto até a sua mesa. Esse com certeza lhe trará mais saúde, desintoxicação, energia e, consequentemente, menos acúmulo de peso.

Exceto para doenças específicas como a diabetes tipo 01, estudos atuais indicam uma relação muito importante entre o uso de adoçantes artificiais (por pessoas saudáveis) e o desenvolvimento de resistência à insulina – uma condição na qual o estímulo constante na produção deste hormônio pode favorecer o ganho de gordura, o aumento da circunferência abdominal e o desenvolvimento de diabetes tipo 02. Os elementos substitutivos do açúcar, como a sacarina sódica, o ciclamato e o aspartame, presentes nesses adoçantes artificiais, estão ainda relacionados a muitas outras doenças, como: formação de cálculos renais, desenvolvimento de doenças hepáticas, aumento da pressão arterial e até possibilidade do surgimento de câncer. Portanto, nem todas as marcas são seguras! E nem todas as pessoas podem (e precisam) usar!

Temos ainda outro agravante: o fato de um alimento ter 25% menos calorias (no caso dos artigos light), não o torna “inocente” no ganho de peso. Se consumido em excesso pode engordar tanto quando a sua versão habitual. Comer uma porção maior de certa refeição só porque ela é menos calórica, pode fazer com que você consuma uma quantidade mais significativa de calorias do que na versão tradicional. O alimento mais calórico lhe traria possivelmente, mais prazer e saciedade – inclusive naquele pedaço pequeno. Então, se você não apresenta questões restritivas de saúde, será que vale a pena trocar?

Perceba que: esse tipo de comida é cara, exige conhecimento, tem limitações e foi feita para públicos específicos. Não é pra todo mundo. Portanto, tenha cautela e não caia na armadilha da indústria de acreditar que toda embalagem “super informativa” é melhor. Conheça, observe, leia e questione. Comida que tem pacote ao invés de casca, não merece tanta atenção. Converse com o seu nutricionista e escolha os alimentos que realmente podem fazer bem pra você.

Assim você economiza tempo, dinheiro e saúde!

 

 


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios