Close

Sign In

Close

CREA-RS realiza Blitz na área de Mecânica e Metalurgia em Vacaria e Lagoa Vermelha

CREA-RS realiza Blitz na área de Mecânica e Metalurgia em Vacaria e Lagoa Vermelha

Por ter uma parcela significativa na produção de maçã, Vacaria exibe grandes empresas que fazem o uso de processos tecnológicos modernos na colheita à distribuição, abastecendo o mercado o ano inteiro.

Visando a segurança da sociedade, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio Grande do Sul iniciou nesta terça-feira (19) uma Blitz de Fiscalização nos municípios de Vacaria e Lagoa Vermelha.

Com foco nas áreas de Mecânica e Metalurgia, os agentes fiscais Amâncio Renato, Emerson Rinaldi, Antônio Amarante, Amauri Alves, Sergio Durli, sob a supervisão de Alessandra Borges, visam fiscalizar 90 empreendimentos até quinta (21).

Além da área industrial será intensificado a fiscalização na construção civil que é uma atividade que movimenta diversos setores da economia global, possuindo diferentes ambientes de trabalho dentro de um canteiro de obras.

A presença do Conselho por parte da fiscalização é de extrema importância para garantir que todas as atividades sejam acompanhadas por profissionais e empresas registradas e legalmente habilitadas responsáveis pela execução de projetos/obras, entre outros serviços da área tecnológica.

Confira o que será fiscalizado em cada área:

Engenharia Mecânica e Metalúrgica: laudo de inspeção das caldeiras, vasos de pressão, central de gás, estanqueidade e de adequação de máquinas e equipamentos; certificado de calibração de equipamentos; responsabilidade técnica pela manutenção de máquinas e equipamentos; análise preliminar de risco de máquinas e equipamentos; laudo de manutenção preventiva e corretiva de máquinas, equipamentos de pontes-rolantes, esteiras-rolantes, elevador de cargas e pessoas, linha de vida e ponto de ancoragem e inventário de máquinas em conformidade com a NR-12.

Civil: Empresas na área da construção civil sem registro; projeto e execução dos itens de fundações, estrutural, arquitetônico, elétrico e hidrossanitário; concreto usinado; estruturas metálicas e estrutura pré-moldada.

Elétrica: Plano de Prevenção Contra Incêndio (PPCI); laudo de manutenção do SPDA; inspeções e medições do Sistema de Proteção Contra Descargas Atmosféricas e aterramentos elétricos; inspeção no painel de comando e quadro elétrico; manutenção grupo gerador, de subestação de energia elétrica e de instalações elétricas; testes de isolação elétrica realizados em ferramentas e equipamentos.

Segurança do Trabalho: PPRA e LTCAT; projeto e instalação da linha de vida; projeto, montagem e manutenção de elevador de carga; Programa de Gerenciamento de Riscos em Espaços Confinados e em trabalho em altura, entre outros.

Química: Plano de Gerenciamento de Resíduos; Responsabilidade técnica pela coleta, tratamento e disposição final dos resíduos da saúde; dedetização e Estação de Tratamento de Efluentes (ETE e ETA).

CREA-RS

O Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Estado do Rio Grande do Sul (CREA-RS) é entidade autárquica de fiscalização do exercício e das atividades profissionais dotada de personalidade jurídica de direito público, constituindo serviço público federal. É o órgão de fiscalização, controle, orientação e aprimoramento do exercício e das atividades profissionais da Engenharia, da Agronomia, da Geologia, da Geografia e da Meteorologia. São 44 Inspetorias atuando no Estado. Fiscalizando o exercício profissional, o CREA-RS oferece proteção tanto ao garantir o mercado de trabalho para aquele que é legalmente habilitado, como ao assegurar ao cidadão que os serviços, por ele contratados, possuam um responsável técnico.


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios