Close

Sign In

Close

Cozinhas estreitas – edição de Novembro de 2017

Cozinhas estreitas são comuns em apartamentos pequenos e nos trazem um desafio: inovar quando somos obrigados a colocar alguns itens que ocupam muito espaço – geladeira, fogão e forno, máquina de lavar roupa…

Com pequenos detalhes podemos fazer a diferença e deixar esses ambientes super interessantes.

Cozinha com copa integrada, painel e porta de madeira que escondem a área de serviço. Atenção para a disposição da geladeira, escondida atrás de um painel frisado que já serve de apoio para a mesa.

Manter o mesmo piso em ambientes integrados ajuda na sensação de que o espaço é maior. Aqui, a copa e a cozinha têm o mesmo piso de porcelanato tipo cimento queimado e acabamentos brancos. Observem que as bancadas têm profundidades diferentes (40cm e 60cm).

Cozinha pequena, com acabamentos em branco, madeira e preto. E essa parede na frente da pia tem frisos verticais e prateleiras de madeira em “U” (mesmo acabamento da torre quente) para colocar enfeites, temperos e potinhos de biscoito. As prateleiras são ótimas soluções para cozinhas estreitas!

– Cozinha com nicho de madeira no armário da frente da pia, que é todo branco. É muito usada a ideia de nichos como bancadas de apoio, o que é uma ótima alternativa para cozinhas estreitas, pois os armários podem ter profundidades menores do que as bancadas.

Assim como a maioria das cozinhas estreitas das fotos anteriores, essa aqui tem iluminação linear, no sentido do comprimento. Esse efeito pode ser feito com um rasgo no gesso e iluminação embutida ou então, com uma luminária linear embutida no gesso. O mercado oferece várias opções de modelos, inclusive sob medida.

Cozinha com a mesma proposta de layout da anterior que, aliás, é bem comum em apartamentos pequenos. A área de serviço fica escondida atrás da porta de vidro jateado.

– Cozinha comprida, com luminária linear e vidro jateado na área de serviço. Um detalhe: bancadas mais altas (h=110cm) são para banquetas altas, que tem várias opções com desenho slim, dessas que ocupam pouco espaço no ambiente.

Um dos grandes problemas numa cozinha estreita é o tamanho da geladeira. Aqui, para não abrir mão de uma geladeira grande, a solução foi tirá-la do corredor e aproveitar a largura da área de serviço.

Ambiente pequeno, com armários e bancadas na mesma cor. A área de serviço fica escondida atrás de portas de correr. A parede de tijolinho é o ponto de destaque, adorei!

Dicas!

Cuidado com o tamanho e a disposição dos eletrodomésticos, verifique as medidas antes de comprar;

A circulação deve ter no mínimo 90cm, ainda mais se ela for passagem para a área de serviço ou porta de entrada de serviço;

No caso de bancadas com cadeiras ou banquetas, escolha modelos pequenos e com encosto fininho (ou sem encosto) para garantir a passagem das pessoas quando alguém estiver sentado;

A profundidade padrão das bancadas de pia/fogão é entre 60cm e 70cm. Os armários para louça podem ser menos profundos, com 35cm e 40cm.

Espero ter ajudado, até a próxima!

 


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios