Close

Sign In

Close

Consórcio Machadinho apresenta o PACUERA aos prefeitos lindeiros

Consórcio Machadinho apresenta o PACUERA aos prefeitos lindeiros

Na última segunda-feira (16) o PACUERA – Plano de Conservação Ambiental e Uso do Entorno do Reservatório Artificial da Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes foi apresentado aos prefeitos dos municípios  lindeiros da usina. Na ocasião foram entregues os relatórios do Plano para disponibilização à população dos municípios.

Estiveram presentes os prefeitos ou representantes dos municípios de Maximiliano de Almeida, Machadinho e Barracão, no Rio Grande do Sul; e Piratuba, Zortéa, Capinzal e Celso Ramos, em Santa Catarina.  Os prefeitos dos municípios de Campos Novos, Anita Garibaldi (SC) e Pinhal da Serra (RS) que não puderam se fazer presentes no encontro, receberam os relatórios através de visita realizada nas prefeituras.

O PACUERA é um documento que contém regras sobre a utilização do lago da Usina Hidrelétrica Machadinho – Carlos Ermírio de Moraes e de sua área de preservação permanente (APP). Sua elaboração é feita envolvendo a comunidade e lideranças locais, seguindo as diretrizes do IBAMA e priorizando a preservação ambiental e o interesse coletivo. As consultas públicas do PACUERA são atividades exigidas pelo licenciamento ambiental federal conduzido pelo IBAMA e serão promovidas nos dias:

  • Dia 05/11, às 19hs – Piratuba (SC) – Anfiteatro do Centro de Eventos
  • Dia 06/11, às 19hs – Barracão (RS) – Auditório da Câmara de Vereadores

O objetivo das consultas públicas é identificar as melhores alternativas para o uso do lago, desde atividades ligadas a economia local até projetos turísticos. A participação da comunidade é primordial para que as regras contidas no PACUERA sejam conhecidas e aprovadas. Outras informações serão repassadas por meio de material informativo, como folders, jornais, cartazes e programas de rádio.


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios