Close

Sign In

Close

Como tirar as manchas mais comuns da pele – Edição de Fevereiro de 2018

As manchas escuras na pele são as mais comuns, sendo causadas pela exposição solar excessiva ao longo do tempo. Isso acontece porque os raios solares estimulam a produção de melanina, que é o pigmento que dá cor à pele, mas alterações hormonais como o uso de medicamentos e o próprio envelhecimento da pele, são outros fatores que também atuam dando origem às manchas no rosto ou no corpo.

Manchas escuras no rosto

O melasma é uma mancha escura que surge nas maçãs do rosto, na testa e no buço, sendo muito comum o seu surgimento na gravidez e, muitas vezes também, pelo uso de pílulas anticoncepcionais, pois está intimamente ligada às alterações hormonais.
Como tirar: Passar diariamente protetor solar com fator de proteção máximo e evitar a exposição ao sol prolongada, assim como fontes de calor. O clareamento dessas manchas é possível através do uso domiciliar de cremes que contem ácidos clareadores e dos procedimentos no consultório, como peeling e laser.

 

 

As sardas são manchas de origem genética e se acentuam com o Sol. São manchas benignas e seu tratamento é estético.
Como tirar: Nesse caso os cremes clareadores não funcionam. O melhor tratamento são os lasers ou a Luz pulsada, feitos no consultório.

 

Manchas causadas pelo sol

As manchas causadas pelo sol ocorrem com mais frequência em pessoas de pele clara ou morena que ficam muito expostas ao sol sem usar protetor solar. As partes do corpo mais afetadas são as mãos, braços, rosto e pescoço, e embora seja mais comum seu surgimento após os 40 anos de idade, também podem surgir em pessoas mais jovens.
Como tirar: Quando existe um número maior de manchas, é recomendado ir ao dermatologista para que ele avalie o tipo de mancha e exclua que sejam câncer de pele. O uso de cremes clareadores nesse caso são pouco eficazes, uma boa opção são os tratamentos estéticos como laser, luz pulsada e peeling que tem ótimos resultados.

 

Manchas causadas por espinhas

A cicatriz de espinhas é uma causa muito comum de manchas na pele de jovens adolescentes, surgindo, principalmente, após o tratamento da acne grave, por exemplo.
Como tirar: Um bom tratamento deve eliminar primeiro eliminar a acne e, após, manter a oleosidade da pele controlada com os tratamentos anti-acne. Quando a pessoa já não apresentar nenhum cravo ou espinha podem ser indicados tratamentos para clarear a pele, como o uso de cremes com ácidos, peeling com ácidos, microagulhamento e tratamentos estéticos como laser ou luz pulsada.

 

Manchas avermelhadas e descamativas

Pessoas de pele clara, que tiveram uma exposição crônica ao sol (agricultores, pessoas que trabalham no sol), costumam desenvolver manchas avermelhadas, ásperas e escamosas na pele. Essas manchas se chamam queratose actínica, e podem se transformar num câncer de pele se não tratadas precocemente.
Como tirar: primeiro deve-se consultar um dermatologista para excluir a possibilidade de câncer de pele. Posteriormente, podem ser usados cremes em casa, que descamam e renovam a pele eliminando essas manchas. Muitas vezes, precisamos cauterizar com laser algumas mais resistentes.

 


Comentários + Novo Comentário

Deixe um comentário

* Campos Obrigatórios